Construção de açudes é apontada pelo Estado como alternativa para amenizar efeitos da estiagem em propriedades rurais (Foto: Débora Kist/Arquivo FM)
Construção de açudes é apontada pelo Estado como alternativa para amenizar efeitos da estiagem em propriedades rurais (Foto: Débora Kist/Arquivo FM)

Venâncio Aires está entre os mais de 450 municípios do Rio Grande do Sul conveniados com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) para escavação de açudes para irrigação. Por meio do programa Supera Estiagem, o objetivo é amenizar efeitos causados pela seca que tem atingido o estado nos últimos anos. Atualmente, já são mais de quatro mil açudes.

Segundo o assessor da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Venâncio, Gustavo Von Helden, os 12 nomes de produtores rurais que serão contemplados no município foram aprovados, já visitados e tiveram os espaços aprovados. “Ainda não começou a construção do primeiro, pois o recurso do Estado ainda não foi depositado”, informou Von Helden. Ainda conforme ele, a seleção dos abrangidos pelo projeto foi por inscrição, através de edital de chamamento.

Conforme o diretor do Departamento de Infraestrutura e Usos Múltiplos da Água (Dinfra), Jacir Mello, são 457 municípios conveniados com a Seapi para a escavação de até 12 açudes por cidade. Desses, 412 já foram pagos com a destinação de R$ 35,4 milhões, via Programa Avançar, beneficiando com irrigação cerca de 4,2 mil propriedades rurais.

“Essa é uma das ações para mitigar os efeitos da seca, dentro do Supera Estiagem. A medida ajuda a diminuir os custos de produção, o que beneficia também o consumidor final. Tendo água, tem plantação, tem produção e leite na mesa de todos”, explicou Mello. “Mas o produtor tem de fazer a sua parte, preocupando-se com a captação e a reservação de água. Não queremos que a chuva se torne inimiga da irrigação. É preciso também reservar a água pluvial”, ponderou o diretor do Dinfra.

*Com informações AI Secretaria de Agricultura RS.