Estamos na semana de abertura de mais uma Festa de São Sebastião Mártir. Os preparativos estão intensos para a 148ª edição que inicia na sexta-feira, 19, e segue até o domingo, 21, no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir. Além da cultura, gastronomia e música, o foco principal da festividade é a devoção ao santo padroeiro de Venâncio Aires.
Os festejos reúnem, todos os anos, fiéis de diversas cidades que participam das celebrações para pagar promessas e renovar a fé. A Festa do Bastião, como é popularmente conhecida, é considerada a quarta maior festa religiosa do Rio Grande do Sul e, neste ano, tem como tema ‘Caminhando juntos como irmãos, animados por São Sebastião’.
O responsável pela peregrinação e arrastão, André Henckes, destaca que a festa terá início com carreata na sexta-feira, 19, às 18h30min, com saída da comunidade Nossa Senhora de Lourdes, de Vila Santa Emília, até a Igreja Matriz São Sebastião Mártir. “Todas as comunidades e pessoas são convidadas a participar. É um momento festivo, o pontapé inicial para os festejos populares, com banda e micro-ônibus junto”, afirma. A carreata marca o fim do cronograma de peregrinações com a imagem de São Sebastião, que iniciou no dia 26 de dezembro e passou pelas 31 comunidades da Paróquia. Após, ocorre a missa de abertura da festa, às 19h30min, na igreja Matriz. O momento de acolhida ficará a cargo do Conselho Paroquial administrativo, que tem a presidência de Elmo Fengler. Após a missa, ocorre a caminhada festiva, com a imagem do padroeiro e banda, até o pavilhão, onde iniciam as festividades.
Durante a festa todas as missas serão solenes, com a participação de outros sacerdotes da comarca e da diocese. No sábado, 20, dia de São Sebastião Mártir, às 10h, haverá a missa do padroeiro na igreja Matriz, o que ocorre novamente no domingo, 21, no mesmo horário, com ênfase especial para a participação de ex-festeiros da Festa do Bastião e festas comunitárias. No sábado, 20, às 18h, também haverá missa na Igreja Matriz.
- Segundo o padre Antônio Zeno Graeff, São Sebastião Mártir é conhecido por ser o santo contra as guerras, fome, pestes e todos os males.
Última trezena
Nesta quinta-feira, 18, ocorre a 13ª e última missa da Trezena na igreja Matriz, às 19h30min. Cada quinta-feira tem uma temática específica. Nesta quinta será ‘Festa: Fraternidade que se expressa em torno de uma mesa de refeição’, e o destaque é a distribuição do pão abençoado. As trezenas iniciam a parte religiosa de preparação da festa, o que segue com as peregrinações e as visitas da bandeira nas casas e comércios. Na última trezena ocorre também a bênção aos cerca de 400 voluntários da festa.
Ação entre amigos
• Ainda dá tempo para quem quiser adquirir números da ação entre amigos da Festa do Bastião. O valor da cartela é de R$ 8, e quem adquirir o bloco todo, com 18 cartelas, paga somente 15 delas, no valor de R$ 120.
• Existem três pontos fixos de venda: em frente à papelaria Ponta do Lápis, na loja Magazine Marli e na Paróquia São Sebastião Mártir, além do comércio em geral e com os festeiros.
• Um dos coordenadores da ação entre amigos da festa, Gerson Werlang, explica que a venda da ação ente amigos ocorre até as 20h30min do domingo, 21. Os blocos que não forem entregues até esta data e horário, serão considerados vendidos.
• O sorteio ocorre às 22h do domingo, 21, pelo sistema globo, com transmissão da Sultel pela página do Facebook da festa e da paróquia.