Vereador levanta debate sobre critérios para concorrer a soberana da Fenachim

-

O concurso não está com inscrições abertas, mas seguindo as projeções de realização de uma Fenachim a cada dois anos, em 2023 Venâncio Aires vai eleger a nova corte de soberanas para a 17ª edição do maior evento do município.

Muitos regulamentos de concursos têm como regra para participar, ser solteira e não ter filhos. Esses dois últimos critérios são considerados polêmicos. Nos últimos dias, o vereador Ezequiel Stahl (Mais Brasil) levantou uma enquete em suas redes sociais sobre o assunto e perguntou aos seguidores a opinião sobre a exigência de ter filhos para se candidatar. “Depois de um questionamento de uma jovem, que é mãe e gostaria muito de concorrer, comecei a me perguntar até que ponto esse critério de que não pode ser mãe e não pode ser casada é válido nos dias de hoje”, explica o vereador. A enquete não tem validade oficial, pois trata-se de uma consulta pessoal, mas segundo o vereador, ajudou a colocar o assunto em debate.

No caso da Fenachim, as jovens eleitas têm o papel de divulgar a festa antes, durante e após o evento, completando um reinado de dois anos. “Se a gente for pensar em igualdade, a gente não pode só dizer que defende os direitos das mulheres, e não criar mecanismos e políticas que tornem isso possível”, salienta. Segundo o parlamentar, após consulta, inclusive com soberanas de cortes anteriores e com pessoas da organização, percebeu que o assunto é antigo e divide opiniões. “Alguns concordam com a mudança, acham que esse critério não é justo; outros defendem que torna ainda mais difícil manter uma corte comprometida com os eventos da festa”, frisa. Conforme Stahl, na enquete particular e que envolve o ciclo dele de amigos e seguidores, 70% dos participantes acham que o critério não é justo e outros 30% acham o critério correto.

Segundo Stahl, vários concursos mudaram seus critérios nos últimos anos. Em Venâncio, lembrou o vereador, mudou o limite de idade nas últimas edições. Ele observa que duas das atuais soberanas da Fenachim foram beneficiadas com a mudança no critério de idade que, anos atrás, permitia inscrições de jovens até 25 anos e, agora o limite é de 30 anos. “E olha como fomos bem representados, tendo soberanas mais maduras, com pensamento diferenciado”, disse.

Na opinião do vereador, a mudança dos critérios é possível, com base no diálogo e em regras claras, que coloquem as eleitas no compromisso e possam ter, na família, uma rede de apoio. “Bem organizado, dá sim para evoluirmos nesse sentido e permitir que mais jovens possam concorrer”, frisa.

“Diálogo e enquete”, defende Sandro Kroth

O último concurso de escolha das soberanas foi organizado pela Secretaria de Cultura e Esportes de Venâncio Aires e teve a coordenação de Sandro Kroth, que tem ampla experiência em concursos de beleza em Venâncio e região. Segundo ele, o regulamento do próximo concurso ainda não foi definido e sugere a realização de uma enquete entre soberanas e presidentes de todas as edições da festa para colocar o assunto em avaliação. “O que penso é que é um tema bem complexo e que envolve muita responsabilidade. São dois anos de compromisso e quando envolve a questão familiar, é diferente. Há muitas situações nos bastidores, de diferentes edições, que não chegam ao conhecimento da população e que precisam ser administradas pela organização”, pontua. “Se esse critério vier a debate, estamos abertos ao diálogo”, completa Kroth.

A Folha do Mate prepara uma reportagem especial sobre o assunto que vai ser publicada no fim de semana. Deixe seu comentário sobre o assunto.



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido