Na quarta-feira da semana passada, dia 14 de maio, um grave acidente de trânsito, envolvendo três motocicletas, no Acesso Imperatriz Dona Leopoldina, causou a morte de Alceu Arcanjo Berghahn, de 52 anos, e deixou outras três pessoas feridas.
Em busca de soluções para tornar o trecho menos perigoso, o vereador Nelsoir Battisti (PSD) propõe a criação de uma intersecção viária no local, que é um dos principais acessos para quem se desloca do Parque do Chimarrão em direção ao Centro e aos bairros Gressler, Cidade Nova, Xangrilá, Bela Vista e Aviação.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)
Conforme ele, o objetivo é melhorar a fluidez e, principalmente, a segurança no tráfego de veículos na região. A proposta segue para o Executivo, para avaliação técnica e financeira. “Principalmente em horários de pico, com o elevado volume de veículos saindo das empresas, a dificuldade de conversão à esquerda gera riscos diários”, exemplifica.
Como funciona a mudança no Acesso
O modelo proposto é semelhante ao implantado no acesso ao Distrito Industrial, na RSC-453, que organiza o fluxo com vias laterais e pontos de espera seguros. A rua 27 de Outubro, que conecta o Acesso Dona Leopoldina à Avenida Ruperti Filho, também integra a proposta de reorganização do tráfego. O debate sobre segurança no trânsito vai ao encontro da campanha do Maio Amarelo, mês de conscientização no trânsito.
Para Battisti, acidentes fatais como o da semana passada reforçam a importância de investir em estrutura, planejamento e prevenção. “O Maio Amarelo está aí justamente para nos lembrar disso. O trânsito precisa ser planejado com foco na vida. É uma demanda que vai beneficiar toda a comunidade”, destaca.
