Os vereadores Sandra Wagner (PSB), Claidir Kerkoff Trindade (União Brasil) e Benildo Soares (Republicanos) estiveram, na última semana, em Brasília, onde cumpriram diversas agendas. Sandra e Claidir participaram da 7ª edição da Marcha das Margaridas e visitaram deputados, Secretarias e Ministérios para tratar sobre diversos assuntos de interesse da comunidade local.
No Ministério do Turismo, foram recebidas pelo servidor de carreira José Ivo Rolin, que explicou sobre a forma de buscar recursos para a restauração do Museu de Venâncio Aires e ainda recursos para o asfaltamento da ERS 422, trecho que compreende Linha Brasil até a Santinha em Vila Deodoro.
A mesma linha de orientação conduziu a reunião agendada pelo gabinete do deputado federal Heitor Schuch (PSB), junto ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, representado pela coordenadora geral do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), Edda Maria Costa. A pauta levada foi a necessidade de inclusão, por parte do Governo Federal, de Venâncio Aires no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Segundo Edda, no fim do mês de julho, foi assinada a Lei 14.628 que traz uma nova forma de pactuação dos recursos federais quanto ao PAA. A legislação repassa aos estados a responsabilidade de administrarem os recursos. Dessa forma, o Governo do Estado deve receber, via Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural o valor de R$ 4 milhões para gerir o PAA.
As vereadoras já estão em contato com a pasta estadual para marcar agenda e, assim, levar a demanda do municípiom, através da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social e da Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova). Ainda em relação ao Programa Aquisição de Alimentos, as parlamentares visitaram o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edgar Pretto.
Na oportunidade se buscou verificar a viabilidade da Capital do Chimarrão ser contemplada pelo PAA Doação Simultânea.“É importante destacar que o município de Venâncio Aires está com os cadastros atualizados nos sistemas Sisan e PAANet e isso é fundamental para a busca de recursos. Agora se faz necessário unir forças e buscar sensibilizar o Governo do Estado para incluir a nossa demanda no plano de trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Rural”, enfatiza a vereadora Sandra Wagner.

Outras demandas
As vereadoras também foram recebidas na Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência da Mulher, pela assessora do órgão, Vania Viana. Durante a visita, elas levaram documentos que contextualizam a ação local e regional para a implantação da Casa Regional de Acolhimento a Mulheres Vítimas de Violência Doméstica.
A partir das orientações recebidas, agora se faz necessário um diálogo com o poder público local e regional, a fim da adequação em relação ao terreno onde será construída a Casa de Acolhimento e outros detalhes referentes ao projeto. Também ficou prevista uma videoconferência na primeira quinzena do mês de setembro, para assim fazer uma aproximação entre o Poder Executivo e a Secretaria Nacional responsável.
“É preciso estar em constante contato com a esfera Federal, haja vista que dependemos dos programas federais para desenvolver políticas públicas locais. Nada melhor que ir aos órgãos competentes para entendermos os processos, buscar as soluções e efetivar as conquistas para nossa gente, ainda mais quando vivemos a realidade de um novo governo e que tem sua particularidade de administração”, avalia Sandra.