Junto com as mais de 100 mil mulheres trabalhadoras rurais que estiveram em Brasília participando da 7ª Marcha das Margaridas, esteve a comitiva de venâncio-airense, integrada também pela vice-prefeita Izaura Landim.
“Sendo a primeira mulher eleita em Venâncio, era mais do que uma vontade, era também um dever participar dessa experiência tão rica e forte que é a mobilização de mulheres rurais em busca de melhores condições de trabalho para todos da agricultura”, destaca Izaura, ao retornar da programação que aconteceu na terça e quarta-feira, 15 e 16 de agosto.
A programação acontece a cada quatro anos, sempre no primeiro ano dos gestores que assumem a presidência da república, objetivando especialmente apresentar as demandas dos trabalhadores do campo. Neste ano, conforme destacou Izaura, o lema da marcha foi ‘Pela Reconstrução do Brasil e Pelo Bem Viver’.
Foram apresentados 13 eixos políticos: democracia participativa e soberania popular; poder e participação política das mulheres; vida livre de todas as formas de violência, sem racismo e sem sexismo; autonomia e liberdade das mulheres sobre o seu corpo e a sua sexualidade; proteção da Natureza com justiça ambiental e climática; autodeterminação dos povos, com soberania alimentar, hídrica e energética; democratização do acesso à terra e garantia dos direitos territoriais e dos maretórios; direito de acesso e uso da biodiversidade, defesa dos bens comuns; vida saudável com agroecologia e segurança alimentar e nutricional; autonomia econômica, inclusão produtiva, trabalho e renda; saúde, previdência e assistência social pública, universal e solidária; educação pública não sexista e antirracista e direito à educação do e no campo; e universalização do acesso à internet e inclusão digital.
“Foi também uma bonita oportunidade para troca de experiência culturais entre as mulheres de todo Brasil, sendo que na terça-feira por exemplo, aconteceu a Mostra Nacional da Produção das Margaridas, com exposição de diversos produtos que identificam a cultura, o modo de vida, o território e demais características das diversas regiões brasileiras, além troca de sementes e rodas de conversa”, destaca a vice-prefeita. A programação também incluiu oficinas temáticas e lúdicas, painéis e rodas de conversas, plenárias, partilha de saberes, tenda da cura e apresentações culturais.
Além de lideranças políticas e sindicais da Capital do Chimarrão e de toda a região, cinco agricultoras venâncio-airenses representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais acompanharam a Marcha das Margaridas: Maribel Griesang, Adriane Metz, Ângela Caetano, Roseli Kessler e Carline Linck.
Fonte: AI Prefeitura