Vinícola São Pedro: novo empreendimento em Linha Grão-Pará inicia atividades

-

Uma tradição familiar que se une ao desejo de ter o próprio negócio. Um sonho antigo de Douglas Führ, 33 anos, se consolida em Linha Grão-Pará Baixo, interior de Venâncio Aires. Cerca de 300 metros depois da sede da Associação Esportiva São Pedro (Assespe) está localizada a Vinícola São Pedro.

Foi construída em uma estrutura diferenciada, em estilo medieval, local onde foram instaladas as pipas com vinho do tipo bordô seco puro, que está sendo produzido. A bebida está em processo de maturação, por meio de fermentação natural. “É um sonho antigo que está sendo concretizado”, comenta o empreendedor.

Führ já realizou uma remessa de produção experimental há alguns anos, mas essa é a primeira safra própria do empreendimento. A expectativa é de um rendimento de 8,5 mil litros de vinho, que serão comercializados em cerca de 12 mil garrafas de 750 mililitros. Nas próximas semanas, a Vinícola São Pedro deve receber a visita dos técnicos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), para a obtenção das liberações necessárias para a comercialização da bebida produzida.

Os cerca de 10 mil quilos de uva utilizados na produção da Vinícola São Pedro são adquiridos diretamente com um produtor rural de Marcorama, distrito do município de Garibaldi. “Trabalhamos com um tipo de uva, a bordô, para nossa produção de vinho de mesa. Chegamos a cogitar produzir com uva branca, mas neste primeiro momento faremos somente da bordô”, cita.

Turismo

A intenção é que o espaço possa abrigar tanto a indústria, quanto local para comercialização dos itens. A área verde que fica atrás da sede também deve ser estruturada para camping, com os utensílios necessários para quem viaja de motorhome, principalmente. “Estamos a três quilômetros da rodovia. Aqui em Venâncio não existe um espaço estruturado para receber turistas dessa forma, é um diferencial que queremos oferecer”, acrescenta. Além disso, a ideia é que a Vinícola São Pedro também passe a integrar o roteiro de empreendimentos da Rota do Chimarrão, para receber visitantes no local.

Além do vinho, Führ quer agregar espumante e suco de uva. Ele está em tratativas com a marca Garibaldi, pois a intenção é terceirizar a produção do espumante e criar uma receita própria do suco, que será vendido em embalagens de 300 mililitros. “Queremos oferecer algo diferenciado, o mais natural possível. Vamos agregar novos produtos conforme a aceitação no mercado”, comenta. A venda dos itens será feita de forma direta por meio das redes sociais da vinícola e representantes comerciais.

Por que São Pedro?

• Foram dois os motivos que levaram Douglas Führ a escolher o nome de São Pedro para a vinícola. O avô paterno, já falecido, se chamava Pedro Führ e essa foi uma forma de homenageá-lo. Além disso, a ideia também foi destacar São Pedro, padroeiro da comunidade de Linha Grão-Pará Baixo.



Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido