Que tal reservar a manhã deste sábado, 23, para fazer a diferença e contribuir com a preservação da principal fonte de abastecimento de água de Venâncio Aires? O arroio Castelhano, principal afluente do rio Taquari, no município, será o foco das ações do projeto Viva o Taquari-Antas Vivo deste ano.
Ao longo da manhã de sábado, haverá recolhimento de lixo, plantio de árvores e atividades de educação ambiental. A atividade é totalmente voluntária, liderada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com o Conselho do Meio Ambiente, entidades e empresas, com apoio da Folha do Mate e Terra FM.
A concentração inicia às 7h30min, junto à academia ao ar livre, no acesso Grão-Pará, e a programação vai até as 11h, simultaneamente às ações em outras cidades da região. Escoteiros, integrantes de clubes de serviços e grupos como a Maturidade Ativa do Serviço Social do Comércio (Sesc) já confirmaram presença no evento. Entretanto, todos os cidadãos são convidados a participar da ação.
Além da retirada do lixo próximo ao arroio e ao longo do caminhódromo do Acesso Grão-Pará, serão instaladas placas de conscientização e plantadas em torno de 200 mudas de árvores nativas, na margem do Castelhano, na propriedade da família Machry. O objetivo é recompor a mata ciliar e auxiliar na preservação do arroio.
Vila Mariante
Em anos anteriores, as ações do Viva o Taquari-Antas Vivo eram realizadas no rio Taquari, em Vila Mariante. Neste ano, a localidade receberá atividades na véspera, na sexta-feira, 22, Dia Mundial da Água. Além de um evento na Escola Estadual de Ensino Médio Mariante, serão instaladas placas educativas às margens do rio.