No interior, os agricultores são aliados do tempo para obter sucesso na safra. Com o último temporal registrado no mês de março em Venâncio Aires, muitas plantações foram afetadas pelo forte vento. Não foi diferente no 7º Distrito, em Vila Arlindo.
Uma das propriedades mais afetadas pelo vendaval foi a de Roque Benildo Henn e Teoniza Maria Henn. Com o milho no chão, a única solução era cortar manualmente com facão para fazer silagem. Porém, há um mês, Henn sofreu um acidente doméstico com fratura exposta na perna e no pé, e está hospitalizado no Hospital Santa Cruz, o que impossibilitava a realização do serviço. Sensibilizados pelo ocorrido, os familiares, amigos e vizinhos do casal convocaram a comunidade com uma publicação no Facebook para realizar um mutirão e fazer a colheita do milho caído.
Durante a quarta-feira, 10, cerca de 25 voluntários foram até a propriedade com tratores e facões e fizeram a colheita do milho. Além do trabalho braçal, as mulheres voluntárias prepararam um lanche, com sanduíches e cucas para os trabalhadores.
Segundo a vizinha e amiga da família, Josiane Fischer Hermes, o intuito da ação foi retribuir o serviço que Roque Henn realiza na comunidade e na paróquia Nossa Senhora da Natividade. “A ideia foi em conjunto, todos abraçaram a causa e se prontificaram em ajudar, pois ele sempre foi uma liderança e se doou para ajudar as pessoas. Chegou a hora de retribuir”, comenta.
Roque e Teonizia agradecem as pessoas que se engajaram na causa e auxiliaram a família no momento difícil que estão passando.“A força e a união da comunidade firam a diferença. Queremos agradecer a todos que escreveram uma página na nossa história de vida”, expressa Teonizia. Na sexta-feira, 12, Roque passou pela quinta cirurgia. “Sentimos que não estamos sozinhos neste momento. Como choveu no final da semana, se os vizinhos não tivessem colhido o milho, teríamos perdido tudo.”