Área que receberá o Espaço Cultura foi preparada para receber as fundações
Área que receberá o Espaço Cultura foi preparada para receber as fundações (Foto: Caco Villanova)

Mato Leitão - Recentemente, a empresa CABL Construção Civil Ltda, de Santo Antônio da Patrulha, iniciou a construção do Espaço Cultural, junto ao Parque Jardim das Orquídeas, no Centro. O prédio de 313 metros quadrados, distribuídos em dois pisos, está sendo erguido às margens do lago existente ao lado do complexo esportivo, que também está em obras. Com aval do Conselho Municipal de Cultura e aprovação da Câmara de Vereadores, o Executivo de Mato Leitão destinou mais de R$ 410 mil no orçamento de 2025, em rubrica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, para a obra.

Projeto final do prédio que abrigará diversas manifestações culturais do município (Foto: divulgação)

O engenheiro e fiscal de obras da Prefeitura, Lucas Schweickardt, informa que a empresa tem nove meses para concluir o Espaço Cultural, contando desde setembro, quando começaram as escavações para as fundações do prédio. O Espaço Cultural terá, na parte superior, auditório e palco. No térreo, estarão o espaço de convivência e os sanitários públicos. O prédio não substituirá a Casa de Cultura, situada na antiga Prefeitura, mas será um espaço de convivência e realizações de ensaios de danças, cantos e de outras manifestações artísticas e culturais.

Schweickardt explica também que várias obras estão em andamento nos três hectares do Parque, como as quadras de vôlei, executadas pela empresa RCH, de Capitão. Postes e pedras de alicerce foram colocados no entorno, faltando a areia e a instalação do alambrado e da rede elétrica. Ao lado, será feita uma quadra de bocha de concreto, já demarcada. A Prefeitura também abriu via interna na parte baixa do Parque, ligando as ruas João Bohn Filho e Jacob Bohn, que servirá de acesso ao Espaço Cultural, às quadras de vôlei, de bocha e ao futuro orquidário, também projetado em ferro e vidro, às margens do lago.
A RCH é responsável, ainda, pela construção da quadra de futebol society, da meia quadra de basquete, dos vestiários e pista de skate, na parte alta do Parque. O terreno foi preparado pela Prefeitura, que também autorizou o início das obras. Conforme o engenheiro, a execução e o avanço de alguns projetos dependem de outros. Cita a parte de iluminação, concluída em 20%, e os passeios por toda a área do Parque, inclusive no entorno do Espaço Cultural, realizados pela Prefeitura.

O engenheiro destaca também que parte da cobertura vegetal será preservada, principalmente no entorno do Espaço Cultural, no trecho do arroio que alimenta o lago e corre em direção à rua Cônego Pedro Henrique Vier.

Recursos aguardados

A Administração ainda aguarda liberação de aproximadamente R$ 1,5 milhão, solicitado ao Governo do Estado, para construção da concha acústica, de arquibancada com 250 lugares e do orquidário de vidro e metal com mirante. São recursos cadastrados em 2022, no programa Avançar no Turismo, da Secretaria Estadual de Turismo.

Do grande projeto denominado Parque Jardim das Orquídeas, foram concluídos o Centro Administrativo e o Jardim das Orquídeas, voltado para a rua Cônego Pedro Henrique Vier. Recentemente, o espaço de 3,9 mil metros quadrados serviu de palco para o 1º Encontro de Carros Antigos, transformando-se em mais um ponto turístico e de eventos no município.

Caco Villanova

Atua na cobertura geral do município, em publicações especiais e acompanha os principais acontecimentos na região.

Atua na cobertura geral do município, em publicações especiais e acompanha os principais acontecimentos na região.