
Nove grupos ambientais de quatro municípios da região participaram de encontro regional em Vila Santo Antônio, em Mato Leitão. O evento, promovido pelo programa educacional Verde é Vida, da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), ocorreu na quarta-feira, 24, na sede do CTG Querência da Mata, no Parque Municipal Vivaldino Guterres de Carvalho.
A programação se iniciou às 8h, com recepção das delegações e café da manhã. A solenidade de abertura ocorreu às 9h30min, seguida de palestra com integrantes da Junior Chamber International (JCI). A advogada Rita Carolina Ellert e a engenheira ambiental Bruna Schuster abordaram aspectos positivos e negativos do uso de celular. As profissionais falaram sobre amizades, família, efeitos do bullying, acesso a informações e relação com a introdução da criança às questões ambientais através da tecnologia.

Até o meio da tarde, os cerca de 120 alunos também assistiram a palestras sobre meio ambiente, relataram experiências dos grupos ambientais e, após o almoço, participaram da Gincana Cooperativa Verde é Vida. O coordenador do programa, Luiz Carlos da Silva, comentou que o evento reuniu grupos ambientais da microrregião de Venâncio Aires, com o objetivo de trocar experiências sobre ações que ocorrem nas escolas, voltadas à conscientização e proteção do meio ambiente.

Sobre a gincana, à tarde, Silva disse que foi um momento de interação. Ele também explicou o que fazem os grupos ambientais nas escolas: “O Verde é Vida incentiva as escolas parceiras a criarem grupos, em turnos opostos, que possam auxiliar com ações ambientais”. Lembrou, ainda, que são mais de 20 anos de parceria.
O gerente da filial da Afubra de Venâncio Aires, Tiago Maracci, também destacou a parceria de longa data, lembrando que o Verde é Vida começou em 1991. Ao longo de 34 anos, o projeto que virou programa educacional distribuiu mais de 4 milhões de mudas de árvores nos três estados do Sul do Brasil, onde a Afubra está inserida. “É gratificante poder ver a longevidade do projeto, juntamente com as parcerias público-privadas”, salientou.
Atualmente, por meio dos grupos ambientais, a associação colabora com as atividades desenvolvidas pelos professores dentro das escolas, junto aos seus alunos, demonstradas em encontros, como o realizado em Vila Santo Antônio. Pela Afubra, ainda participaram do evento o coordenador geral do programa Verde é Vida, Adalberto Huwe, e o coordenador pedagógico, Márcio Guimarães.
Parcerias
O encontro de grupos ambientais teve apoio da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto de Mato Leitão. A titular da pasta, Eunice Inês Heuser, destacou a importância do programa Verde é Vida para as escolas: “Semear, desde cedo, a importância que cada um tem na preservação do meio ambiente”. Lembrou que, antes mesmo da emancipação do município, enquanto diretora do Colégio Estadual Poncho Verde, foi contatada por representantes da Afubra, em 1992, e convidada a integrar o estabelecimento ao projeto que se iniciava.
Hoje, destaca o trabalho dos grupos das escolas municipais de Ensino Fundamental Santo Antônio de Pádua, o EcoSap, e Ireno Bohn, Protetores Ambientais, que promovem ações de preservação do meio ambiente, como coleta do óleo saturado e recolhimento de lixo às margens de sangas e arroios. “Se a criança, desde cedo, ouve essas lições, ela vai absorvendo a ideia e o compromisso que tem”, declarou.
Também lembrou da tragédia climática vivida pelos gaúchos em 2023 e 2024. “A quantidade de lixo que geramos diariamente, a poluição, isso tem que ser revisto se quisermos salvar o planeta”, concluiu.
Grupos participantes
Mato Leitão
- EcoSap: Emef Santo Antônio de Pádua
- Protetores Ambientais: Emei Ireno Bohn
Venâncio Aires
- Natureza 100%: Emef Dom Pedro II
- Mãe Terra: Emef Alfredo Scherer
- A-gente do Meio Ambiente: Emef Dois Irmãos
- Elite Verde: Emef Coronel Thomaz Pereira
Boqueirão do Leão
- Semeando o Futuro: Emef Marino da Silva Gravina
- Guardiões do Meio Ambiente: EEEF Adolfo Mânica
Arroio do Meio
- Planeta Emab: Emef Professor Arlindo Back