Mais de 1.000 plantas são aguardadas na exposição
Mais de 1.000 plantas são aguardadas na exposição (Foto: AI Prefeitura)

Mato Leitão - Está tudo muito bem encaminhado para a 15ª Exposição Estadual de Orquídeas (Laelia purpurata), que ocorre entre os dias 5 e 7 de dezembro, na Sociedade Esportiva União Boa Vista (Seubv). Lovane Gross, presidente do Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires (Nova), informa que, além do concurso e mostra das plantas, agroindústrias do município participarão do evento. Também haverá lançamento do livro infantil ‘Cati, a orquídea’.

Lovane Gross informa estar tudo pronto para os três dias de evento (Foto: arquivo pessoal)

Abertura oficial, com a presença de autoridades, está marcada para dia 6, sábado, às 10h. Conforme Lovane, toda a diretoria do Nova participa da organização do evento. “Está tudo pronto para a exposição”, observa. Lembra que a entidade trabalha em parceria com a Prefeitura de Mato Leitão, para garantir, segundo ela, “um belíssimo evento”.

A expectativa é expor mais de 1.000 plantas. Para quem gosta de cultivar flores, seis vendedores de orquídeas, insumos e correlatos estarão à disposição, provenientes de Mato Leitão, Caxias do Sul, São Sebastião do Caí, Porto Alegre e Santa Catarina. Também haverá comercialização de suculentas e de outras plantas ornamentais.

Lovane reforça convite a todos os associados do Nova, para expor suas plantas. A entidade é formada por orquidófilos de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado. Aos visitantes, além das agroindústrias, anuncia a participação da Ervateira Elacy, que disponibilizará água e erva mate para o chimarrão.
No sábado, 6, o biólogo, escritor e ilustrador Délio Júnior, de Novo Hamburgo, ministra palestra para crianças, a partir das 14h. Na ocasião, lança seu livro ‘Cati, a orquídea’ A obra narra a jornada de uma planta em busca de conhecimento de suas habilidades, a partir da apresentação de várias espécies brasileiras, principalmente dos biomas Pampa Gaúcho e Mata Atlântica no Rio Grande do Sul. “O Nova tem um cuidado especial com as crianças, pois são nosso futuro”, diz Lovane. Ela informa, ainda, que haverá medalhas para os orquidófilos mirins.

Visitação

O julgamento das plantas começa na sexta-feira, 5, à tarde, conforme o regulamento da Federação Gaúcha de Orquidófilos (FGO). Sábado e domingo, 6 e 7, o ginásio de esportes da Seubv estará aberta para visitação pública, a partir das 8h30min, sem cobrança de ingresso.

Caco Villanova

Atua na cobertura geral do município, em publicações especiais e acompanha os principais acontecimentos na região.

Atua na cobertura geral do município, em publicações especiais e acompanha os principais acontecimentos na região.