
A intensa movimentação de pessoas e veículos no entorno do Centro Administrativo de Mato Leitão comprovou o absoluto sucesso do 1º Encontro de Carros Antigos da Cidade das Orquídeas. Para alguns, o município viveu um dia histórico no sábado, 13, à tarde. Mais de 300 veículos, entre motos e carros, caminhão e até um trator, provenientes de várias cidades da região, do estado e até de Santa Catarina, participaram do evento.

Dezenas de motociclistas, com suas relíquias e estradeiras, se espalharam pelo Jardim das Orquídeas no encontro organizado pelo grupo Antigos de Mato Leitão, com apoio da Prefeitura. Um dos organizadores, Luis Becker, se disse aliviado e satisfeito com o sucesso e a projeção do evento. Revelou que, até a manhã de sábado, apesar de mais de 100 veículos inscritos e previsão de chegar a 150, a preocupação do grupo com o tempo e o público era grande. “Nos preparamos com 180 fichas, fizemos mais e não vencemos”, comentou.

Por volta das 15h, a preocupação passou a ser com espaço para todos. A ideia de direcionar as motos para a praça surgiu no momento que os grupos eram recepcionados. Foi uma forma, segundo ele, de garantir estacionamento para os carros nas ruas.
Becker destacou a presença do grupo de motos denominadas ‘Sete Galos’ e também dos motociclistas do Cabrones Moto Clube Brasil, de Lajeado, com suas potentes Harley-Davidson. O carro mais antigo registrado era de 1940, mas como o proprietário deixou o evento cedo, o prêmio ficou para um Chevrolet Belair de 1960.

Ontem à noite, a organização se reuniu para avaliar detalhes do evento e pensar na segundo edição, que será realizada no ano que vem. De antemão, Becker agradeceu aos integrantes do Antigos de Mato Leitão, que participaram atividade em todos os momentos, recepcionando, informando e organizado o pessoal. “Todo mundo se empenhou”, declarou. O sucesso do evento também refletiu na comercialização de 170 litros de chope A Dama, de pastéis e refrigerantes por integrantes da Festa Intercomunitária, de produtos coloniais e até de miniaturas de automóveis, por vendedor de Caxias do Sul.

Os 441 quilos de alimentos, angariados entre os participantes, como pagamento da inscrição serão repassados às quatro escolas de Mato Leitão – municipais Vó Olga, Santo Antônio de Pádua e Ireno Bohn e estadual Poncho Verde – e para o hospital São Sebastião Martins de Venâncio Aires.
