A Administração Municipal contratou, na última semana, um novo lote de projetos técnicos para pavimentar mais sete trechos de ruas na região central de Mato Leitão. Segundo o prefeito Carlos Bohn, o objetivo é realizar as obras entre este ano e o próximo. As principais fontes de recursos para executar essas propostas devem ser recursos próprios do Município e emendas parlamentares, além da busca por verbas estaduais.
Na relação de ruas contempladas nessa nova remessa estão a rua das Orquídeas, rua das Hortênsias, Martin Henckes, Jacob Becker, Santa Inês, Frederico Carlos Nyland e João Germano Hillesheim, em direção à Linha Hillesheim. Bohn observa que além da contratação desses projeto técnicos, outras sete iniciativas já estão em andamento.
Entre elas estão os capeamentos asfálticos das ruas Boa Vista e 10 de Novembro, que serão feitos a partir de uma emenda parlamentar do deputado federal Lucas Redecker (PSDB) no valor de R$ 482 mil. A empresa para executar essa obra já foi licitada e a Prefeitura apenas aguarda a liberação do valor pela Caixa Econômica Federal para dar a ordem de início dos trabalhos.
Paralelamente a essas duas vias, a Municipalidade vai executar, com recursos próprios, a pavimentação do restante da rua Fernando Rohde, na sequência da Seubv. Segundo o chefe do Executivo, outros projetos já contratados são para pavimentar as ruas no entorno do Centro Administrativo, cuja obra de construção deve ser finalizada em junho deste ano. “Temos o projeto técnico e o recurso e vamos encaminhar para as próximas semanas uma audiência pública com os moradores dessas vias para discutir a realização da obra”, observa Bohn.
Além disso, a Prefeitura já contratou o projeto técnico para pavimentar um trecho da rua João Germano Hillesheim, em direção à Linha Puhl, que também precisa ser debatido com os moradores. Na semana passada, o Executivo recebeu a confirmação de mais uma emenda parlamentar do deputado federal Lucas Redecker, de R$ 300 mil, para ser aplicada em pavimentação.
A intenção de Bohn é utilizar esse recurso para pavimentar uma ou duas ruas cujos projetos técnicos foram contratados na semana passada. Além disso, a Prefeitura não descarta a possibilidade de contratar um novo financiamento para realizar projetos de infraestrutura, saneamento e eficiência elétrica.
Pavimentação no interior
- Em outubro do ano passado, a Prefeitura cadastrou junto ao Governo do Estado, uma proposta para pavimentar um trecho de 2,1 quilômetros da Estrada Frederico Guilherme Schwarzbold, em Linha Boa Esperança Alta, no interior.
- Para executar essa frente de trabalho, o Município busca recursos do programa Pavimenta 2, o mesmo que Mato Leitão foi contemplado para a execução do capeamento asfáltico da estrada geral em Vila Santo Antônio na primeira etapa. O projeto é analisado pela equipe do Estado.
- A expectativa da Administração Municipal também é contratar uma nova leva de projetos técnicos no próximo ano, incluindo trechos do interior da Cidade das Orquídeas.