Duas estudantes de Santa Cruz do Sul vão levar o nome do Vale do Taquari para o 25° Jamboree Mundial, encontro mundial de escoteiros, que ocorre entre os dias 1º e 12 de agosto, na Coreia do Sul. Helen Ruth Stein Padilha, 17 anos, e Luiza Stumm, 14 anos, participarão do evento, que ocorre a cada quatro anos e será realizado na cidade de Seamangeum.
De acordo com elas, durante o acampamento, haverá um intercâmbio de culturas, além de atividades típicas escoteiras, como rapel, trilha e tirolesa. “Essa viagem vai ser uma oportunidade única e uma experiência rica em aprendizagem tanto como escoteira como para vida. Minha expectativa é conhecer outras culturas absorver conhecimento e aproveitar cada minuto”, afirma Luiza, filha de Roriane Peres Chagas Emmel e William Dutra Stumm, que participa das atividades como escoteira desde os 7 anos.
Helen, que integra o movimento escoteiro desde os 8 anos de idade, também destaca a animação para conhecer escoteiros do mundo todo e participar das atividades. Filha de Cristina Stein Padilha, que é professora em Venâncio Aires, e de Jairo Vilmar Padilha, ela considera o escotismo é um grande aprendizado para a vida.
“Não é só algo que eu faço nos finais de semana durante os encontros, mas sim algo que eu levo o tempo todo comigo, mesmo que eu não esteja no grupo ou de uniforme, eu continuo praticando, com o caráter de um escoteiro, alguém sempre disposto a ajudar quem precisa e a deixar o mundo melhor”, comenta Helen.
“O escotismo é um movimento para jovens que desejam deixar o mundo melhor. Além de me proporcionar aprendizado, ele também me proporcionou muitas aventuras e amizades.”
HELEN RUTH STEIN PADILHA – Escoteira