.

De 5 a 8 e de 11 a 15 de maio, o Parque Municipal do Chimarrão abre seus portões para mais uma edição da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). Desde a escolha das soberanas, a comunidade já começa a sentir a movimentação em torno da organização do maior evento cultural de Venâncio Aires que, em 2016, celebra seus 30 anos.

A partir de hoje, faltando 100 dias para a abertura da festa, a Folha do Mate inicia a contagem regressiva para a Fenachim com uma panorama geral da organização do evento em seis áreas: comercial, divulgação, decoração, infraestrutura, alimentação e shows, estes que serão anunciados no dia 18 de fevereiro.

Muito trabalho e dedicaçãoConforme o presidente Luiz Paulo Assmann, o trabalho é intenso e diário para deixar tudo pronto até a abertura da festa. “Não queremos deixar nada para em cima da hora. Cada coordenador tem autonomia e responsabilidades”, destaca.Segundo ele, a maior preocupação e urgência diz respeito à infraestrutura do Parque do Chimarrão. Ele adianta que diversos ajustes e obras serão realizadas em diferentes pontos, entre eles, o Bochódromo, que será totalmente remodelado e se tornará um salão de eventos com capacidade de 1,5 mil pessoas. O Morada Velha também deve receber melhorias para abrigar um espaço voltado à alimentação. As obras devem iniciar logo após o Carnaval.

 Shows

Alvo de maior curiosidade do público, a equipe responsável pela contratação de shows está trabalhando de maneira intensa. O grupo, liderado por Luiz Paulo Assmann Jr, já contratou quatro atrações nacionais para apresentações no Ginásio Poliesportivo e, através da Lei Rouanet, dez espetáculos de cunho nativista e cultural. Ainda há a possibilidade de aumentar esse número, caso haja a captação de mais aproximadamente R$ 130 mil.

Segundo Assmann, a comissão de shows quer que o público fique mais tempo no Parque do Chimarrão, principalmente após as apresentações nacionais. Sendo assim, no espaço do Chimarródromo, haverá shows de bandas durante a madrugada. Outra ação prevista pelo grupo, é a utilização do Bochódromo para atrações artísticas do rodeio, fandango, baile da terceira idade e, ainda em negociação, um show de bandas de rock.Referente aos shows nacionais, o responsável pela equipe projeta a presença de 20 mil pessoas nas quatro apresentações. A venda de ingressos vai começar no dia 19 de fevereiro, um dia após a divulgação oficial dos nomes. Também está definido que haverá um combo de ingressos para três dos quatro shows, com o objetivo de reduzir os custos para quem adquiri-los de forma antecipada. A justificativa é de que as atrações seguem uma mesma linha de público.

 Divulgação

E é a partir de março que a agenda da rainha Daiara Stein e das princesas Nayara Simões e Gabriela Hantt se intensificará, ainda mais, para a divulgação da festa. Conforme a coordenadora da Comissão Social, Michele Assmann Bersch, neste ano o foco da divulgação será dentro de Venâncio Aires, incluindo a cidade e o interior. Além disso, algumas cidades da região também deverão receber a visita das soberanas, assim como Porto Alegre e municípios da região metropolitana. Além das soberanas da festa, quem também será responsável pela divulgação do evento serão os Embaixadores de cada distrito de Venâncio. O projeto Soberaninha, iniciado em 2014, ainda está sendo analisado pela comissão da festa, que terá uma reunião amanhã para decidir detalhes. Caso o projeto venha a ser executado, Michele afirma que existe possibilidade de uma votação popular ser realizada no site da Fenachim para eleger a soberaninha.Após o lançamento do traje típico que ocorre no dia 18 de fevereiro, a comunidade venâncio-airense irá conhecer, no dia 19 de março, durante o baile de aniversário da Associação Olímpica de Venâncio Aires (Sova) o traje social das soberanas.

 Comercial

Considerada uma vitrine para empresas locais e regionais, a Fenachim também abre espaço para exposição. O espaços comerciais são atrações para o público que tem oportunidade de conhece produtos expostos e fechar negócio com empresas de diversos ramos.Segundo a vice-presidente e coordenadora comercial da Fenachim 30 Anos, Fabiana Bergamaschi, 50% das áreas disponibilizadas para instalação dos estandes já estão reservadas A venda iniciou priorizando empresas que já haviam exposto na última edição e segue agora com as novas empresas. No mesmo ritmo segue as comercializações para a área externa, que fica no corredor localizado entre as casas da impressa em direção ao Poliesportivo.O pagamento dos estandes pode ser parcelado. Interessados devem efetuar o contato comercial com Ivo Trarbach, pelos telefones (51) 9871 5318 ou (51) 3983 1105, ou ainda pelo e-mail [email protected].

 Praça de alimentação

Os preparativos também estão ‘a mil’ quando a questão é alimentação. Em conversa com o responsável pela Comissão de Gastronomia, Luciano Brito Araujo, ele contou que o projeto da praça de alimentação ainda está sendo concluído e, a partir disso, os espaços passarão a ser comercializados. Segundo ele, o novo projeto tem a intenção de trazer mais conforto ao visitantes. Além disso, ela adianta que os pontos de venda de lanches, pratos e bebidas não se concentrarão em apenas um local do Parque do Chimarrão.

DecoraçãoA comissão de decoração promete colocar a cidade no clima da festa. Conforme a decoradora e coordenadora Mari Konrad, muitas ideias estão sendo planejadas e avaliadas. Segundo ela, a proposta é decorar além do Parque do Chimarrão, os acessos principais à cidade e também o Largo do Chimarrão.

Estrutura do Poliesportivo

O Poliesportivo precisa passar por algumas adequações, exigidas no novo Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio elaborado pelo Corpo de Bombeiros. O projeto do novo alvará foi finalizado na semana passada e já foi encaminhado à Prefeitura.Os principais ajustes são as demarcações individuais nas arquibancadas, para que seja possível dimensionar a capacidade do local; e a colocação de escadas de subida e descida, assim como corrimões; e ainda colocação de iluminação e sinalização das saídas de emergência. Feito isso, a Prefeitura precisa convocar os Bombeiros para que realizem uma nova inspeção, para que então seja emitido o alvará, que permite o uso do local.Após a aprovação do projeto e entrega do novo alvará, a capacidade total do ginásio será de 8.190 pessoas, incluindo espaços como os vestiários e local utilizado pelo grupo de escoteiros Arés. Já para eventos, como shows, em que a quadra também é utilizada, a capacidade limite será de 7.074.