Foto: Edemar Etges / Folha do MateMarco Antônio Dornelles apresentou as principais atrações da feira
Marco Antônio Dornelles apresentou as principais atrações da feira

Programada para os dias 21 a 23 de março, a maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar, terá como tema ´A Floresta` e dará ênfase às recentes novidades para o setor agropecuário. O lançamento oficial ocorreu na manhã desta sexta-feira, 3, no Parque de Expoagro Afubra, situado em Rincão Del Rei, Rio Pardo, e os convidados foram recebidos para saberem da PROGRAMAÇÃO da feira e assistirem à palestra do presidente da Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor) Diogo Carlos Leuck. Ele falou sobre ´Silvicultura no Rio Grande do Sul e perspectivas futuras”.

Segundo o vice-presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e coordenador da Expoagro Afubra Marco Antônio Dornelles, desde o mês de setembro de 2016, o parque de exposições está sendo preparado para se transformar novamente em um grande centro de informações e de sugestões, visando fomentar a diversificação da propriedade rural. Durante tês dias, mais de 400 empresas, entidades e instituições apresentarão produtos e serviços voltados ao trabalho no campo. Dornelles adiantou que a PROGRAMAÇÃO inclui palestras técnicas, apresentação de áreas demonstrativas, dinâmica de máquias e equipamentos e encontros de lideranças rurais. “A feira oportuniza o repasse de tecnologias avançadas, bem como, a realização de negócios entre expositores e produtores”, acentuou.

O prefeito de Rio Pardo Rafael Barros, endossou as palavras de Dornelles, falando da importância que a Expoagro Afubra tem para o município, estado e país. Informou que ainda no primeiro semestre de 2017, será licitada a construção do pavilhão que abrigará as agroindústrias familiares durante a feira. O pavilhão é uma aspiração de anos da Afubra e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS) que organiza a participação das agroindústrias familiares no evento.

O secretário estadual de Agricultura Ernani Polo, também salientou a importância da Expoagro para alavancar o crescimento da agricultura familiar. Garantiu que o Governo do Estado não tem nenhuma restrição ao tabaco, defendendo a necessidade de todos os setores da sociedade reconhecerem o trabalho do fumicultor. “Uma coisa é a produção de tabaco e a outra, é o consumo. Precisamos ter isto bem claro”, frisou. Acentuou que o tabaco é responsável por 10% das exportações do Rio Grande do Sul. Adiantou que na próxima safra, será organizada a festa de abertura oficial da colheita do tabaco no estado.