Foto: Vanessa Behling / Folha do Mate Somente na tarde chuvosa deste domingo, mais de mil pessoas circularam pela feira
Somente na tarde chuvosa deste domingo, mais de mil pessoas circularam pela feira

A 17ª Feira do Livro de Venâncio Aires realizada de quinta-feira, 1º, até este domingo, 4, reuniu diversas atrações no Pavilhão São Sebastião Mártir. Com o slogan ‘Conhecimento e leitura: caminhos para a cidadania’, a edição de 2016 atraiu 13.850 pessoas, segundo a organização do evento.

Com o fechamento dos estandes no fim da tarde deste domingo, os 11 livreiros também divulgaram o número total de vendas, chegando a 6.635 obrs comercializadas ao longo dos quatro dias.

A gerente local do Sesc, Diane Lacerda Araújo,comemora o sucesso da 17ª edição. “Apesar do tempo instável, cenário econômico, entre outras variáveis, consideramos uma das melhores feiras dos últimos anos na região.”

Ela ainda acrescenta que eventos paralelos atrairam ainda mais pessoas ao Pavilhão. “A Mostra de trabalhos escolares proporcionaram que muitos alunos de várias localidades visitassem (alguns pela primeira vez) a feira do livro, e ainda indicassem a seus pais e familiares. A PROGRAMAÇÃO cultural diversificada, no palco principal,e também a PROGRAMAÇÃO paralela nos expositores foi de muita qualidade, trazendo ainda mais valor para este evento.”

O que rolou no fim de semana

Na manhã de sábado, 3, ocorreu um bate-papo, no estande da Folha do Mate com os escritores: Jaqueline Richter, Demétrio Soster, Rosária Costa, Angelita Borges, Gabriela Becker e o chargista Cassiano da Rosa. O ‘Mateando com a Folha’ mediado pela editora do jornal, Leticia Wacholz, foi conduzido por uma dinâmica na qual as palavras sorteadas norteavam o debate. Assim, por mais de uma hora, os convidados falaram sobre inspiração, bloqueio criativo, eu escritor, a hora e local de escrever, a fase mais difícil e gênero e estilo. Os autores de Santa Cruz e Venâncio também puderam divulgar e comercializar suas obras. Cerca de 50 livros foram vendidos pelos escritores locais.

No início da tarde, foi a vez da galera se reunir para o bate papo Pilhado, ‘Fala aí, Youtuber’, organizado pela turma do caderno jovem Na Pilha, da Folha do Mate falarem e debaterem os mais diversos assuntos, que estão ‘bombando’ nas rodas de conversa da gurizada. Participaram do encontro youtubers (pessoas que fazem vídeos para o You Tube) de toda a região: Luana Rodrigues (do Blog da Lua), Matheus Fernandes (do Aleatorizado), Leonardo Sommer (do LéoZAUM), Karen Richter (do KontextualizaR), Jordana Rex (do Queridinhos da Estante), Junior Vian (do Kandangueiro), Scheila Ferreira (do Esse é meu jeito), Daniela Bublitz (Dani Bublitz), Jean Bros (Gambiacine), Lucas Zarth (do Deixa Quieto), William Jean Alves Pereira (do Tímido Gamer), Samuel Teixeira (Café Quente Frio) e Luiza Daniele da Costa (do Luiza Costa Make Up).

Logo depois, foi a vez do patrono abrilhantar o evento. Reunindo um grande público no espaço da Folha do Mate, o bate-papo com Tabajara Ruas, mediado por Leticia Wacholz, foi o ponto alto do fim de semana.  Na ocasião, Ruas, falou sobre a influência das três artes: Arquitetura, Cinema e Literatura em sua vida. Conforme o autor, o romance, um dos genêros que mais escreve, é uma das melhores formas de expressões para qualquer narrativa. Também falou da carreira e dos trabalhos que estão por vir.

A noite, a Banda Maquinados e a Orquestra Municipal de Venâncio Aires encantou com o show especial ‘The Beatles’. 

Já neste domingo, 4, foi a vez do escritor e jornalista mineiro Luiz Ruffato participar da PROGRAMAÇÃO da feira. Mediado pela Relações Públicas da Folha do Mate, Andreia Pinheiro, o escritor, um dos nomes de destaque da Literatura Contemporânea brasileira, falou sobre a carreira e suas obras, sempre atreladas a temas que geram amplas discussões, como futebol, fenômenos religiosos, política e a disparidade social. Colunista semanal de Política do Jornal El País, da Espanha, Luiz é dono de uma opinião forte e que muitas vezes geram debates. 

Neste domingo, 4, ainda no estande da Folha do mate foram reunidos alguns dos quase 300 entrevistados e participantes, ao longo dos últimos cinco anos, do espaço ‘Pra Contar Histórias’ do caderno semanal ‘Bairros’, que circula nas edições de sextas-feiras da Folha do Mate. Os convidados receberam mimos e foram recepcionados pela coordenadora de projetos da Folha, Jaqueline Carissími. 

Antes do encerramento, a Folha do Mate ainda realizou o sorteio da promoção do enigma, que estampou o Guia da Feira, encartado no jornal de quinta-feira. Quem desvendou o enigma, cuja resposta era ‘Conhecimento e leitura: caminhos para a cidadania’ e entregou o cupom preenchido corretamente participou do sorteio de um kit. O vencedor foi Audrei Frólio. O sortudo poderá retirar o kit durante a semana na sede da Folha do Mate, na rua Visconde do Rio Branco. 

Ao longo do fim de semana, a Feira do Livro ainda contou com o talento de artistas locais, que com ‘voz e violão’ encantaram o público. Jovens da ONG Alphorria e ainda, neste domingo, Robson Berghental e Rodrigo Schuster arrancaram aplausos de quem circulava pela feira. 

A 17ª edição foi promovida pelo Sesc e Sistema Fecomércio RS, Unisc, Folha do Mate e Prefeitura de Venâncio Aires. Contou com o patrocínio da Unimed VTRP e Sicredi. E recebeu o apoio de Sindilojas, RVA, Venus FM, Terra FM, Jornal Olá e Jornal Nossos Vales.

LEIA TAMBéM > Conversa inteligente com Luiz Ruffato encerra atrações da 17ª Feira do Livro

LEIA TAMBéM > Feira do Livro recebe bate-papo com patrono

LEIA TAMBéM > Feira do Livro: Expositores avaliam venda$ positivamente