Em assembleia na tarde de hoje, o 18º Núcleo do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers), com sede em Santa Cruz do Sul, decidiu que prefere a proposta de declarar greve a partir do início do próximo ano letivo ao invés de agora no fim de 2016. A consulta foi realizada nos 42 núcleos que o sindicato possui no estado e antecede assembleia geral marcada para sexta-feira, às 13h, no Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre, onde será tomada a decisão final sobre a greve.

Segundo o diretor do 18º Núcleo do Cpers, Renato Aldo Müller, a assembleia regional contou com 38 presenças. A maioria, 21 pessoas manifestaram-se favoráveis a proposta de declarar greve no início do próximo ano letivo. Oito abstiveram-se e sete votaram por não encerrar este ano letivo.

Com base no que foi decidido nas assembleias regionais, o sindicato vai optar entre uma das propostas para marcar posição em defesa do pagamento do 13º salário, pelo fim do parcelamento e para impedir a retirada de direitos.

O Cpers pede a participação da categoria na assembleia desta sexta-feira. Na região, educadores interessados em participar da decisão sobre os rumos do movimento grevista podem contatar o 18º Núcleo do Cpers pelo telefone 3713-1588, pois o sindicato vai disponibilizar transporte. A inscrição precisa ser realizada até amanhã, às 16h.