Aproximadamente 100 pessoas participaram da reunião interiorizada do Legislativo Municipal de Venâncio Aires, na Comunidade Católica de Vila Mariante. Na oportunidade lideranças da comunidade e os vereadores, Cleiva Heck (PDT), Arnildo Camara, Celso Kräme, do PTB, e José Cândido Faleiro Neto (PT), ouviram as demandas dos moradores da localidade.

Durante a reunião, foram apontadas como áreas prioritárias para receber investimentos a segurança pública, infraestrutura e educação. A população local necessita da reativação do posto da Brigada Militar, a instalação de uma Escola de Educação Infantil e melhor manutenção das estradas do 2º Distrito.

“Nosso dever é de escutar a comunidade e levar os anseios para os órgãos responsáveis. As reivindicações são viáveis e partir do levantamento realizados podemos ajudar na construção de políticas públicas eficientes,” destacou Cândido na abertura do encontro.

Após os parlamentares se apresentarem, a comunidade presente teve a oportunidade de fazer questionamentos. Um deles foi Sérgio Mauri, que comentou sobre a implantação do corredor ecológico, que está inviabilizando novas construções. Segundo o seu relato, a metragem para edificações na margem do Rio Taquari varia se é perímetro urbano ou rural. Esta demarcação não é estipulada pela prefeitura, causando confusão. “Se paga o IPTU mas não podemos construir. O Ibama não permite construção, mas também não está informando a legislação.”

Adão José dos Santos destacou a importância dos vereadores ouvir as demandas da comunidade. “Os senhores precisam olhar pelo Mariante. Faltam especialidades no posto de saúde. é muito importante o que os vereadores estão fazendo, ouvir a nossa comunidade. Isso precisa ocorrer mais.”

Ademar da Silva solicitou aos parlamentares que ajudem a melhorar o recolhimento de lixo, especialmente da localidade de Sanga Funda. “Fizemos um abaixo-assinado, com 52 pessoas, buscando garantir mais recolhimento de lixo na nossa localidade. Também precisamos de aterro para evitar que qualquer chuva alague a principal estrada.”

As potencialidades do distrito foram destacadas por Terezinha Martins. Ela comparou a capacidade de geração de impostos da localidade e o retorno do Poder Público com a comunidade. “Temos uma importante arrecadação aqui e suficiente também para ter mais atenção da prefeitura. Isso precisa ser levado em consideração para garantir mais investimento nas nossas localidades.”

Durante a reunião, a equipe do Legislativo Municipal registrou os depoimentos em ata, que foi assinada por todos os moradores que acompanharam o encontro. A partir de um levantamento fotográfico, as demandas e sugestões, os parlamentares farão o encaminhamento de pedidos aos Executivo, Estado e setor privado, para garantir a resolução das demandas apontadas pela população de Mariante e arredores.