A leitura na vida da estudante de Direito, Jordana Rex, iniciou-se muito antes de saber ‘juntar as letrinhas’. O gosto e a paixão pelos livros começou ainda na infância, enquanto pais e familiares se dedicavam à contar histórias para a pequena Jordana, hoje com 21 anos.
Em datas comemorativas sempre ganhou livros de presente: “E não via a hora delas chagarem para ganhar uma história nova”, conta, animada. Quando cresceu, passou a sentir um carinho por ter a oportunidade de retirar livros na biblioteca, “e até hoje, carrego um junto comigo onde quer que eu vá.”
A partir do gosto que criou pela leitura, a jovem também desenvolveu mais interesse pela escrita e foi a partir disso que surgiu a ideia de criar o blog ‘Queridinhos da Estante’. “Este ano, por acaso, acabei descobrindo este universo virtual dedicado aos livros e fiquei completamente encantada com a ideia de ter um espaço onde eu pudesse compartilhar minhas leituras”, salienta.
Segundo ela, essa foi uma forma de incentivar pessoas à leitura. O blog tem como objetivo dar dicas e opções das mais variadas leituras, com o intuito de incentivar e inspirar novos leitores e até escritores. “Nunca é tarde! Há sempre um livro prontinho para ser lido por qualquer um”, diz.
Para Jordana livro é conhecimento. “Eles possuem inúmeros mundos diferentes e pensamentos diversos dos que possuímos. Eles te fazem refletir, pensar, sair da zona de conforto. Se você não gosta de ler é porque ainda não achou o seu tipo de livro ideal”, salienta.
Cultivo o hábito da leitura de forma religiosa: jamais abro mão de folhear um livro
Com a leitura é possível escrever melhor, se comunicar, abranger seus pensamentos e além de adquirir um conhecimento sobre diversos campos. “Meu objetivo é poder inspirar as pessoas a lerem. Aos que já leem, é um convite para compartilharem dicas comigo e conhecerem novas obras e sugestões. Aos que ainda não leem, é uma porta de entrada para embarcar nessa aventura comigo.”
Em casa: 150 obrasQuem gosta de ler têm muitos livros e um espaço especial para eles: uma biblioteca. Com Jordana não é diferente, mas, ela tem apenas um sonho maior: “Quero aumentá-la e poder ter um quarto só para livros no futuro! é um sonho!”.
Em casa, a jovem já possui aproximadamente 150 obras, mas, de acordo com ela, a coleção ainda é pequena. O hábito de comprar livros dos mais variados gêneros cultiva há dois anos, juntamente com isso, também retira livros na biblioteca da faculdade. “Não possuo um gênero preferido, pois sempre procuro diversificar após terminar de ler alguma obra. Se li um romance, parto para um suspense. Ao terminar, procuro ler uma autobiografia e depois sigo para um clássico. Quanto mais diversificado for, melhor. Assim é possível conhecermos diversos autores e estilos sem se apegar ou limitar muito a um só.”
Sobre o blogO blog ‘Queridinhos da Estante’ foi planejado durante cinco meses. De acordo com Jordana, queria um espaço que fosse simples e bonito. “No logotipo, simbolizei uma imagem de
uma menina similar a mim com uma estante de livros com Nova York e uma cuia de chimarrão – que são itens pelos quais sou apaixonada”, conta.
Todos estão convidados a conhecer o blog de Jordana: “E agora, espero que todos gostem e se sintam ‘em casa’ no ‘Queridinhos da Estante’.”O blog pode ser conferido pelo endereço www.queridinhosdaestante.com
MAIS RECOMENDADOS -Garota Exemplar de Gillian Flynn-O morro dos ventos uivantes – Emily Brontë-Sobre a Escrita – Stephen King