Saiba mais: Sociedades em dificuldades para se manter
Dentre as sociedades de Venâncio Aires, o Leituras é uma das que mais tem história. São 128 anos. E neste mais de um século, muitas coisas deixaram de ser como eram.
Como explica a presidente, Nirley Bogorny, as pessoas mudaram sua relação com esse tipo de entidade, pois a vida social se modificou.
Há um tempo, as sociedade funcionavam como um ponto de encontro para as pessoas. Por exemplo: piscina era algo que só existia dentro de uma sociedade. Hoje, quase todo mundo tem em casa.” Nirley Bogorny – Presidente da Sociedade de Leituras
Nirley destaca que as pessoas não tinham tantas opções como se tem nos dias de hoje. “Então, elas iam para a sociedade. Hoje, isso não acontece mais, basta ver a redução no número de sócios.”
Conforme a presidente, a Sociedade de Leituras conta, hoje, com média de 70 a 100 sócios pagantes, além dos honorários e remidos. “Este número não chega nem perto do que já foi.” Ela acrescenta que o período no qual as pessoas mais se associam é o verão, mas depois há uma queda.
Quanto às questões financeiras, Nirley explica que a situação não é confortável, mas a Sociedade tem conseguido se manter. “Temos lutado bastante pela manutenção do Leituras, que já foi tão importante para nossa comunidade.” Para ajudar, conta que eventualmente são realizadas promoções e rifas, mas o forte da Sociedade diz ser a locação dos salões principal e Piazito. No inverno, cita a piscina térmica como um dos diferenciais da entidade. Na área esportiva, menciona a retomada do padel.
Sobre a possibilidade de fusão de entidades, Nirley acredita que resultaria numa sociedade mais forte, mas salienta que não se cogitou essa possibilidade na sua gestão.