Foto: Alan Faleiro / Folha do MateFórum tem se caracterizado por trazer grandes nomes para debater a educação no município
Fórum tem se caracterizado por trazer grandes nomes para debater a educação no município

Na noite de hoje, 13, ocorreu a abertura oficial de mais um Fórum de Educação organizado pela Secretaria de Educação de Venâncio Aires. Em sua 12ª edição, o evento traz o tema ‘Educação e Saúde: Entrelaçando Saberes’ e vai até o sábado, 16, na Sociedade Olímpica de Venâncio Aires (Sova). Com 800 inscritos, trata-se de um evento fechado voltado aos educadores da rede municipal, mas que também abre espaço para a participação de profissionais das demais redes de ensino e outros interessados.

Durante a abertura, as autoridades destacaram a relevância do Fórum de Educação para a formação dos profissionais de educação do município. Secretário municipal de Educação, émerson Eloi Henrique elogiou a equipe da Secretaria Municipal de Educação pelo comprometimento para que mais uma edição saísse do papel. Também destacou o fato de que, pela primeira vez, os profissionais da educação infantil foram liberados para participar do Fórum e, nisso, foi saudado por eles.

Ao falar da importância da educação para a promoção dos indivíduos, émerson criticou o fato dessa ideia ter ficado escondida por de trás de um slogan (Pátria Educadora) no âmbito federal. Defendeu uma divisão mais justa de recursos no país e afirmou que os repasses estão defasados, o que exige uma contrapartida cada vez maior dos municípios. “Quando se trata de educação é preciso estar sempre vigilante e bem informado”, reforçou.

Prefeito em exercício, Hélio Artus ressaltou a importância do tema em discussão no evento para que se forme uma geração mais saudável, feliz e consciente da sua importância no meio social. Incentivou os educadores a levarem os aprendizados do Fórum para a sala de aula. “Para aprender e ensinar é preciso estar saudável”, acrescentou Artus, que é médico.

Já o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, mencionou a importância de “qualificar para poder multiplicar” ao oferecer atividades de formação aos profissionais de educação.

Disse tratar-se de um investimento. Aos educadores, destacou que se trata de uma oportunidade para se lançar novos olhares sobre o processo de aprendizado.Após os pronunciamentos, houve apresentação de esquete do grupo teatral ‘Doutores P’.

BOUER ABRE CICLO DE PALESTRAS

Em seguida à abertura oficial, deu-se início ao ciclo de conferências do evento com a participação do médico psiquiatra Jairo Bouer, que abordou o tema ‘Jovem x risco… como trabalhar essa relação?’. Antes da abertura do evento, o conferencista concedeu uma entrevista coletiva e destacou os riscos aos quais os jovens estão expostos, como o início precoce da vida sexual e do consumo de álcool, as DSTs e também a exposição exagerada nas redes sociais. 

PROGRAMAÇÃO DESTA QUINTA-FEIRA, 148h – Credenciamento 8h30 – Conferência ‘Educação é a base da Saúde e da Longevidade’Conferencista: Fernando Lucchese13h – Credenciamento 13h30 – Conferência ‘Estimular a Cognição, promover Saúde e Melhorar a Educação’Conferencista: Marisa de Lourdes dos Santos de Mello18h30 – Credenciamento 19h – Conferência ‘Educação e o Sentido da Existência’Conferencista: Roberto Crema