Entre hoje e quinta-feira, 26, será realizada a 15ª edição da Expoagro Afubra. A maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar ocorrerá no Parque da Expoagro, em Rincão Del Rey, Rio Pardo. A PROGRAMAÇÃO contará com os tradicionais setores das lavouras demonstrativas, pavilhões de animais – com destaque para as aves, principalmente as exóticas -, pavilhão das Agroindústrias, Espaço Cultural, Dia do Arroz, Fórum de Diversificação, palestras técnicas, expositores de máquinas e equipamentos e novidades que visam a diversificação da propriedade rural, a manutenção da família no campo e a preservação do meio ambiente.
Na Dinâmica de Máquinas a novidade será a categoria Empresa no segundo ano do Prêmio Afubra/Nimeq de Inovação Tecnológica em Máquinas Agrícolas para Agricultura Familiar, uma parceria da Afubra com o Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas da Universidade Federal de Pelotas (Nimeq/UfPel), destinada aos expositores da Feira.
Cumprindo sua missão O coordenador da Expoagro Afubra e engenheiro agrônomo Marco Antônio Dornelles, salienta que a 15ª edição da Expoagro Afubra foi organizada junto com os 60 anos da entidade. A relação da feira, desde a sua primeira edição, segundo Dornelles, atende ao estatuto da instituição, que é promover a diversificação aos associados. “E a feira vem cumprindo com a sua missão”, frisa.
No Espaço da Cultura, antecipa Dornelles, os visitantes poderão conferir um pouco da história da Afubra, assim como suas atividades. O presidente Benício Werner lembra que foi no dia 21 de março de 1955, em Santa Cruz do Sul, que nasceu a Associação dos Plantadores de Fumo em Folha do Rio Grande do Sul. Posteriormente, em 1963, passou a atuar nos três estados do Sul, sendo então denominada Associação dos Fumicultores do Brasil.
Os patrocinadores desta edição da Feira são a Massey Ferguson, Sicredi, Husqvarna, Nortox, Consul/Brastemp, Sempre Sementes, Trapp, Banrisul e Banco do Brasil, com o apoio da Emater, Fetag, Irga e Secretarias da Agricultura e Pecuária e do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo.