Afubra apresenta resultados dos três anos do Projeto Nascentes

Recuperar as fontes de água em propriedades agrícolas. É o foco do Projeto Nascentes desenvolvido pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em duas propriedades rurais de Linha Araçá, interior do município de Boqueirão do Leão, com apoio da escola Adolfo Mânica. Os resultados do trabalho iniciado em 2015 foram apresentados na manhã desta sexta-feira, 28, na sede comunitária da localidade e na visita à propriedade de Ademar Germano Lied.

Foto: Edemar Etges / Folha do Mate total, 300 mudas foram plantadas como experimento na recuperação das nascentes nas duas propriedades
No total, 300 mudas foram plantadas como experimento na recuperação das nascentes nas duas propriedades

Na visita, a professora de Engenharia Florestal da UFSM, Maristela Machado Araújo, explicou que na propriedade de Lied foram plantadas 800 mudas de 15 espécies de nativas das quais, 150, de sete espécies, foram plantadas como experimento e tiveram um acompanhamento periódico com quatro visitas por ano. A outra propriedade é de Luiz Paulino Pífer, onde foram plantadas 500 mudas e igualmente 150 foram como experimento.

Maristela colocou ainda que a parceria com a Afubra é muito importante, pois viabiliza extensão universitária, possibilitando que professores e acadêmicos interajam coma as comunidades. “Em cada saída aprendemos algo novo, o que nos permite discutir sobre a teoria e a pática de modo que retornamos ao planejamento inicial para ajustar as ações seguintes. Assim, aprendemos constantemente e trabalhamos para melhorar as ações”, frisou. Ela reforçou que a Adolfo Mânica é uma das escolas pioneiras a desenvolver o projeto.

PRESERVAÇÃO

O diretor da escola Leonardo Fernandes, frisou que o projeto oportunizou aprendizagens significativas aos alunos, pois ele tem um histórico de vida dentro da comunidade. O vice-presidente da Afubra Marco Antônio Dornelles, salientou que é um trabalho educativo que objetiva conscientizar os alunos da importância de recuperar e preservar as nascentes. “Se não fosse a vontade de vocês, nada disso do que estamos falando e apresentando hoje (ontem) teria acontecido”, sintetizou.

O prefeito de Boqueirão do Leão Paulo Joel Ferreira, salientou que escola Adolfo Mânica deu um exemplo de parceria no desenvolvimento do projeto, pois proporcionou aos alunos entenderem a importância da recuperação e da preservação das nascentes também em suas propriedades.

CONTINUIDADE

“Não se trata de um encerramento, pois as nascentes seguirão sob os cuidados dos proprietários das terras e com o acompanhamento da escola”, observou o coordenador pedagógico do Projeto Verde é Vida, professor José Leon Macedo Fernandes. Ele garantiu que a proposta da Afubra é de levar a ideia para outras escolas e localidades.

“Não fomos nós que viemos ensinar algo novo para vocês. Do contrário: foram vocês, alunos, que nos ensinaram algo novo. Nós aprendemos com vocês”.MARISTELA MACHADO ARAÚJOProfessora universitária