Na sexta-feira passada, a Agência FGTAS/Sine de Venâncio recebeu o resultado de uma pesquisa interna de desempenho, realizada pela própria fundação. A pesquisa compara dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) com a quantidade de vagas oferecidas pelas agências, as metas, vagas preenchidas, pessoas colocadas no mercado de trabalho, entre outros aspectos.
Foi nesta avaliação realizada no mês de março, que a agência local do Sine, devido ao bom desempenho que teve, ficou em primeiro lugar a nível regional (que inclui 14 municípios) e em 15ª colocação em âmbito estadual, de um total de 146 agências.
De acordo com a pesquisa, no Rio Grande do Sul, as agências FGTAS/Sine ofereceram no mês de março 7.052 vagas de trabalho. Deste total, 1.275 foram preenchidas e 1.690 pessoas ingressaram no mercado de trabalho.
Em relação a Venâncio Aires, dados da pesquisa mostram que no mês de março foram oferecidas 133 vagas de trabalho, das quais 54 chegaram a ser preenchidas e 60 pessoas foram colocadas no mercado, estas incluem duas pessoas que recebiam o seguro-desemprego.Conforme a coordenadora da agência do Sine de Venâncio, Alessandra Ludwig, é muito gratificante saber que todo o empenho e dedicação são reconhecidos e trazem bons resultados. Na opinião dela, o segredo para obter esse desempenho está na confiança conquistada, tanto por parte das empresas, quanto das pessoas que buscam um espaço no mercado de trabalho. Essa confiança, segundo Alessandra, foi conquistada durante dez anos que ela atua nessa área em Venâncio. Além disso, a coordenadora acredita que o atendimento humanizado oferecido às pessoas também interfere para que elas de fato procurem o Sine. “Nós chamamos as pessoas para conversar e tentamos conhecer um pouco da vida delas”, comenta.
OUTROS MESESEm janeiro, a agência local conquistou o segundo lugar no ranking da região e ficou em 20º no estado. Foram oferecidas 155 vagas; 104 delas preenchidas e 40 profissionais colocados no mercado de trabalho, inclusas duas pessoas que recebiam o seguro-desemprego.
Em fevereiro, a agência local do Sine permaneceu na segunda colocação no ranking da região, contudo, ficou em 17º lugar no estado. Além disso, chegou a ofertar 117 vagas de emprego. Deste número, 78 pessoas conquistaram um trabalho. Das 78, oito recebiam o seguro-desemprego.
MAIS PROCURADOSConforme a coordenadora da agência do Sine de Venâncio, Alessandra Ludwig, há cerca de um ano as costureiras são as profissionais mais procuradas pelas empresas. Contudo, os empreendimentos exigem experiência de trabalho nas três máquinas utilizadas para a costura.
Em contrapartida, os operadores de empilhadeiras, também há cerca de um ano, tiveram uma queda de procura pelas empresas. “Vejo que a área de indústria metalmecânica não é mais tão procurada, enquanto que as áreas de confecção e alimentação mantiveram uma boa procura”, conta.