
Quem nunca ouviu falar que agosto é o mês do cachorro louco, ou, ainda, de azar? Quem ainda não escutou alguma história de um casal que resolveu esperar um tempo só para não casar em agosto? Enquanto alguns fazem de tudo para não agendar nenhum compromisso importante neste mês, há quem não ‘dê ouvidos’ à fala do povo e comprova que a data não é motivo de preocupação. é o caso de Maribel e Arnildo, que farão, neste mês, 15 anos de casamento.
Será mesmo o mês do desgosto? Mas por que tanto receio do pobrezinho do agosto? Conforme o astrólogo João Pedro Matzenbacher, não passa de superstição, aquelas histórias passadas de pai para filho, de vizinho para vizinho, avós para netos, de amigo para amigo. O mês de agosto, marcado pelo signo de Leão, indica pessoas importantes na sociedade, como governadores e presidentes. Pelo fato de terem ocorrido diversos fatos na história que envolveram autoridades as pessoas atribuem ao mês uma imagem ruim. Segundo ele, os líderes da comunidade, nascidos em agosto, causam mais impacto, pois têm uma personalidade mais forte em função do signo Leão. “O leonino tem a característica de ser brigão, mas ele também consegue ser generoso, por isso, é capaz de ser um líder”, complementa.
NúMERO 13Muitas pessoas também associam o número 13 do mês como um dia desagradável. A explicação está nas cartas de Tarot, pois o número se refere à morte. “Ele representa o planeta Saturno e o desenho da carta é um esqueleto com uma foice na mão que corta a vida das pessoas”, explica João. Por sua vez, o astrólogo destaca que o 13 é o número sucessor do 12, que representa os 12 signos do zodíaco. “Então, o número 13 seria o começo de outra vida ou outro ciclo, só que para começar um novo ciclo, é necessário terminar um velho”, observa.
CASUALIDADEDe acordo com ele, a Astrologia estuda como o tempo passa. O mesmo é uma associação de números e a casualidade é fruto de uma equação desconhecida. Sobre isso, ele explica: “Vale lembrar que existem algumas regras de casualidade. Por exemplo, em agosto, as pessoas ficam mais agitadas e as que nascem nesse mês são mais brabas, isso as torna corajosas e capazes de colocar a vida mais em risco, o que aumenta o número de desastres.”
Mas quem pensa que apenas o mês de agosto tem um significado, está enganado. Março é o segundo mais importante por ser o primeiro mês do signo do zodíaco. O mesmo inicia com o signo de áries. “Podemos dizer que em março inicia o Brasil. é considerado o mês de início e independência”, complementa.
COMPANHEIRISMO
No caso da aposentada Maribel Teresinha, 40 anos, e do metalúrgico Arnildo Gerhardt, 43 anos, a iniciativa de casar no dia 12 de agosto de 2000 partiu da ideia de tirar a dúvida se de fato a data compromete um relacionamento. O propósito inicial era casar em julho, mas, como muitos parentes de Maribel também escolheram o mês sete para oficializar a união, ela e Arnildo resolveram fazer diferente. “Pensei para mim, se eu não casar em agosto, não caso mais”, conta com um sorriso. Mesmo que, para alguns, seja um mês ruim, para o casal, é como todos os outros. “Aquilo que Deus tem para a gente, não vai mudar, e não é um mês que mudará a vida de uma pessoa”, observa.
Durante esses 20 anos de convivência, tanto Maribel como Arnildo, carregam o amor um pelo outro. Como todos os casais, os dois também enfrentaram dificuldades. Em meio a elas, como o câncer de pele de Maribel, o que não faltou foi o companheirismo e a amizade. “Aprendemos muito um com o outro ao enfrentar os problemas da vida e somos muito felizes juntos. Só temos a agradecer a Deus e também às pessoas que estiveram do nosso lado quando eu estava doente”, comenta a esposa.
Onde moram, o casal tem dois cachorrinhos que são os ‘xodós’ da casa. Felizes, Maribel e Arnildo não deixam de aproveitar a vida através de viagens até regiões próximas. Além disso, dizem prezar, sempre, pelo companheirismo, amizade e amor, valores fundamentais para a longevidade de um casamento.