Com a obra do prédio prevista para ser finalizada nos próximos 30 dias, a Agroindústria Sabores do Passo realizou na tarde de ontem, uma confraternização que contou com a presença do Grupo Ecológico de Cerro dos Cultivados, do técnico do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Maikel Moraes, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo do Sobrado, Bruno Eichelberger, dos secretários municipais de Agricultura, Cristiano Konzen, e de Planejamento, Liziane Iochims, dos vereadores, Teonísio Lehmen, Celmo Fagundes, Jorge Nascimento e do prefeito, Caio Baierle.
A agroindústria contará com o trabalho de 20 famílias que constituem o Grupo Ecológico de Cerro dos Cultivados. O grupo já trabalha na produção de frutas e hortaliças há seis anos, inicialmente, vendendo em feiras ecológicas, passando fornecer alimentos para o Programa Merenda Saudável e para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Em 2010 foi dado, por iniciativa do Poder Público, inicio ao projeto de elaboração da quarta agroindústria de origem vegetal e a terceira coletiva do município, focada no processamento de polpas de frutas e hortaliças Em janeiro deste ano, a obra começou a se concretizar, onde por meio de recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), deu-se início à construção do prédio. Assim que finalizadas as construções, a prefeitura fará o cercamento do espaço e a entrega dos equipamentos para iniciar a produção.
O presidente da agroindústria, élio Rodrigues, lembrou da trajetória do grupo e agradeceu o empenho de todos. “é um momento de alegria e de muita satisfação, onde o grupo que cultivou uma trajetória dentro município está dando início a um passo importante, que são os trabalhos na agroindústria. Graças ao entendimento e reconhecimento do poder público temos condições de assumir um empreendimento como este”.
O secretário municipal de Agricultura, Cristiano Konzen, e vereadores presentes usaram a palavra e desejaram sucesso ao grupo. O prefeito, Caio Baierle, lembrou de todos que se empenharam para a realização desta obra e que uma terceira agroindústria torna Passo do Sobrado reconhecido no campo da diversificação. “O primeiro elogio é dado aos agricultores que são os mais empenhados em buscar novas formas de diversificação e de renda, que vão efetivamente dar continuidade à agroindústria. Esta é uma obra adquirida com recursos públicos, ou seja, com dinheiro de todos nós, de cada contribuinte que paga seus impostos e merece esse retorno”, salientou. Baierle parabenizou o grupo pela escolha do nome, Sabores do Passo, que acredita ser uma marca forte e de sucesso.