Mel premiado
Schwendler ganhou o primeiro lugar em 2019 (Foto: Arquivo FM)

Mais uma conquista da agricultura familiar foi confirmada na quinta-feira, 13. Na oportunidade, entidades voltadas ao setor – Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Emater/RS-Ascar, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Federação das Associações de Municípios do Estado do Rio Grande do Sul (Famurs), assinaram a Instrução Normativa (IN) nº 10/2018 que trata da adesão dos municípios gaúchos ao Sistema Unificado Estadual de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). Isto significa que a partir deste momento as prefeituras poderão aderir ao Susaf Simplificado, dando o direito às agroindústrias familiares poderem vender a todos os municípios do estado seus produtos com o Sistema de Inspeção Municipal (SIM).

Foto: Edemar Etges / Folha do MateEdson e a esposa Gislaine comemoram a dupla conquista
Edson e a esposa Gislaine comemoram a dupla conquista

Em Venâncio Aires, são três agroindústrias de mel autorizadas pelo Estado. Elas são de propriedade de Edson Schwendler, Luciano Quintana de Carvalho e Wilson e Cléria Schlosser. Contando com uma agroindústria de processamento de mel desde 2006, Edson Schwendler, de Linha Olavo Bilac, está entre os empreendimentos que possuem o Susaf. “A Instrução Normativa é uma garantia que vamos conseguir comercializar toda a nossa produção, o que até agora, estava determinado aos limites do município”, afirma. Ele acrescenta que os produtores têm uma produção em grande escala, mas não conseguem vender todos os seus produtos em Venâncio Aires. “Sem o Susaf, a comercialização ficaria restrita somente às feiras de mel que a nossa associação promove no centro e nos bairros uma vez por mês.”

O prêmio que conquistamos na Expointer apenas confirma a qualidade do nosso mel.”EDSON SCHWENDLERApicultor

 

CONCURSO

Durante a Expointer 2018, realizada entre os dias 28 de agosto e 2 de setembro, em Esteio, RS, Schwendler conquistou o terceiro lugar no 7º Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar – Categoria Mel. Foi a primeira participação dele na referida feira e concurso e, segundo Schwendler, o resultado não foi surpresa, pois não comercializou mel selecionado e sim, aquele destinado para o consumo no dia a dia. Segundo o apicultor, foram avaliados três quesitos: aroma, textura e sabor.

Venâncio Aires tem 24 agroindústrias familiares legais que processam produtos de origem animal e e vegetal. E 720 a quantia de mel em potes de um quilo que Edson Schwendler comercializou na Expointer. Além disso, vendeu mais 350 potes de 500 gramas do produto.