Os extintores de incêndio com carga ABC seguem em falta nos postos de gasolina e lojas de peças automotivas de Venâncio Aires e não há uma previsão para que a situação se normalize. Com isso, nas últimas vendas, o preço do produto dobrou em alguns estabelecimentos, passando em média de R$ 60 para R$ 120.
A dificuldade em encontrar extintores de incêndio automotivos nos estabelecimentos comerciais fez com que, em 7 de janeiro, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogasse até 1º de abril o prazo para a substituição do produto com carga de pó BC pelo modelo ABC.
A procura é maior que a oferta desde dezembro de 2014, que era o prazo inicial para a substituição.
Segundo estabelecimentos que comercializam extintores de incêndio no município, o reajuste deu-se no início de fevereiro, quando algumas unidades foram repassadas aos estabelecimentos pela distribuidora.
Procura segue intensa
Segundo a auxiliar administrativa de um posto de gasolina da cidade, Rosilene da Rosa, essas últimas unidades foram vendidas em cerca de uma semana. Apesar da atual falta do produto, ela diz que a procura segue intensa. Quase todos os dias haveria consumidores em busca de extintores de incêndio.
De acordo com Altair de Andrade, que é o representante de uma marca do produto em Venâncio Aires, a última encomenda de extintores de incêndio recebida por sua empresa foi em 2 de fevereiro. “Foram 1,4 mil extintores. Eu tive que distribuir um pouco para cada estabelecimento comercial e logo acabou.”
A expectativa de Andrade é que na próxima semana um novo lote chegue à distribuidora. Apesar disso, ele acredita que isso não será o suficiente para normalizar a situação. Atualmente, a distribuidora conta apenas com extintores de 4kg e 6kg, que se voltam a veículos de maior porte e não a carros.