Eleito em dezembro de 2014, o prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, comanda nesta quarta-feira, 11, a primeira reunião como presidente da Associação de Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp). O encontro de Municípios está marcado para as 9h, no Salão Nobre da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. Entre as pautas estão os recursos pendentes na área da saúde, duplicação da RSC 287, educação infantil e nova contabilidade nas Prefeituras.

A primeira reunião ordinária da Amvarp após o recesso de janeiro deve contar ainda com assuntos ligados ao Cisvale (Consórcio de Serviços do Vale), já que o prefeito de Santa Cruz do Sul e anfitrião, Telmo Kirst, também integrará o encontro. O presidente do Sicredi, Heitor Petry, falará sobre a Estruturação do Território do Vale do Rio Pardo. Além disso, serão debatidos assuntos pertinentes a Assembleia de Verão da Federação de Municípios (Famurs), marcada para os dias 25, 26 e 27 de fevereiro.

Com relação à Educação Infantil, os prefeitos discutirão a meta número 1 da Lei nº 13.005, de junho de 2014, que propõe universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de quatro a cinco anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até três anos. Já na área da saúde será avaliada a situação dos municípios com relação aos repasses estaduais e as últimas audiências mantidas com representantes do Governo do Estado.

Para Airton Artus, o ano de 2015 será de transição e dificuldades para as Prefeituras. O presidente da Associação destaca que será um período de reavaliação de alguns programas para garantir a saúde financeira dos Municípios. é meta ainda de Artus a união de esforços com as federações como Famurs e CNM para garantir maior representatividade e voz junto aos Governos do Estado e Federal.