O prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, embarca hoje pela manhã para a China, a convite da XCMG, para conhecer as instalações do centro tecnológico da empresa que possui representação comercial no município através da GRA Máquinas.

Tendo a passagem subsidiada pela província chinesa, Artus estará nos próximos dias fora do país, também com o intuito de divulgar Venâncio como um município com potencial para receber novos investimentos.

O prefeito, que tem retorno para o Brasil marcado para o dia 5 de setembro, viaja acompanhado pelo diretor local da empresa, Angélico Dornelles da Rocha. O empreendimento também tem como diretor o empresário Renê Luís Heck. A viagem terá escaladas em São Paulo, Johannesburgo na Africa do Sul, Hong Kong, Shanghai e Pequim.

Em solo asiático, Artus pretende conhecer a fábrica da XCMG e abrir um diálogo com representantes do governo, com o intuito de atrair novos negócios. “Sabemos que a multinacional busca expandir seus negócios no Brasil e quem sabe esse investimento pode ocorrer em Venâncio que hoje conta com apenas a linha comercial e não industrial, através da GRA Máquinas”, destaca.

Conforme o prefeito, o objetivo da viagem é trabalhar relações com a China de curto, médio e longo prazo, começando com a ampliação de investimentos da XCMG, que tem sua base na produção de equipamentos pesados para construção civil. “A médio e longo prazo a ideia é ter uma relação mais ampla, envolvendo outros negócios, inclusive com exportação de produtos do Brasil, e porque não de Venâncio, como carne, tabaco, alimentos”, salienta. Atualmente a Capital do Chimarrão também abriga outra empresa chinesa, a China Brasil Tabacos.

A viagem do prefeito Airton Artus inclusive já foi oficializada ao Governo do Estado. “Temos o aval do Estado e vamos trabalhar com a possibilidade do governador Tarso Genro também visitar esta empresa e conhecer as possibilidades de investimentos. Venâncio estará abrindo um dos caminhos de diálogo do Rio Grande do Sul com a província chinês”, disse.

Em abril o vice-presidente mundial da XCMG, Hu Xiang Yang, esteve em Venâncio Aires, quando convidou o prefeito a visitar a sede da empresa, na China. Na época, Yang já havia confirmado o desejo em expandir os negócios em território nacional. Em 2011, a XCMG instalou fábrica em Minas Gerais.

A XCMG é a maior fabricante de máquinas e implementos para construção civil da China. Em Venâncio a empresa está representada através da GRA Máquinas, localizada na RSC-453, próximo ao entroncamento com a RSC-287. A concessionária XCMG é também a quarta maior no mundo na produção de equipamentos pesados para construção civil. A representação da empresa já opera na Capital do Chimarrão há meio ano com a venda de guindastes, escavadeiras hidráulicas, entre outros equipamentos da linha amarela.