“Em primeiro lugar, gostaria de dizer que estamos aqui reunidos porque a Administração Municipal não vai parar. Não podemos entrar nessa onda de que o ano começa depois do Carnaval”. Foi assim que o prefeito Airton Artus (PDT) deu início à reunião, na manhã de ontem, da qual participaram os secretários, adjuntos e principais assessores do Executivo. Citando jornadas exitosas que tiveram os seus desfechos entre o Natal e o Ano Novo, Airton Artus afirmou que a Prefeitura de Venâncio Aires só não está em situação tão delicada, como outros municípios, porque o funcionalismo fez sua parte em 2015.

O prefeito classificou como ‘sensacional’ a produtividade dos servidores no fim do ano passado, um período em que normalmente os profissionais costumam não estar tão ‘ligados’, muito por conta do clima festivo que se instala nesta época. E também pediu que a entrega ao trabalho seja novamente uma característica marcante do funcionalismo. “Vocês, que estão na linha de frente do governo, são as pessoas que têm a possibilidade de disseminar este sentimento de fazer as coisas com vontade. é uma progressão geométrica: um passa pra dois, que passam pra quatro e assim por diante”, afirmou Artus.

Lembrando que já está em seu último ano à frente da Prefeitura, Airton Artus pediu ajuda para o que chamou de ‘defender a população’. é para isso, segundo ele, que existe uma Administração. “Tudo o que eu quero é que não deixemos cair a motivação, a eficiência, o engajamento e a produtividade. é para servir à comunidade que estamos aqui, não para ouvirmos que nosso governo é bonito”, disse. Ele ainda convidou os servidores para um exame de consciência: “Reflitam se estamos atendendo a contento as pessoas mais humildes que procuram as vagas em creches ou buscam consultas e outras informações”.

CARTILHA

A reunião também serviu para o relançamento do Manual de Comportamento dos Agentes Públicos da Administração Pública Municipal para o Ato Eleitoral 2016, uma espécie de cartilha que regrará as ações de servidores público em ano de pleito municipal. Segundo o secretário de Administração, Leandro Pitsch, o manual já havia sido distribuído em 2012 e foi atualizado neste ano. Orientações sobre condutas vedadas, utilização de bens móveis e imóveis, uso de materiais e dos serviços, além cessão de servidores ou empregados fazem parte do documento de 16 páginas que foi entregue aos participantes.

De acordo com o prefeito Airton Artus, embora neste momento a cartilha tenha um viés político, em razão da proximidade com as eleições, o material deveria servir como base para todos os servidores públicos. “Se estes regramentos forem seguidos, estaremos garantindo princípios éticos, morais e de lisura na Administração. Isso, certamente, refletirá na carreira de quem é concursado e desempenho dos que têm cargo de confiança”, declarou. O chefe do Executivo lembrou ainda que, hoje em dia, a cobrança é muito maior sobre os gestores públicos, e qualquer deslize pode ocasionar prejuízo a um funcionário. “Não são mais 20 câmeras de monitoramento. São 20 mil, já que qualquer pessoa com um telefone celular pode fotografar ou filmar acontecimentos. Portanto, todos devem estar atentos”, argumentou.