O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gilmar Sossella (PDT), recebeu, nesta segunda-feira (24), do governo do Estado, três projetos de lei que tratam da desvinculação do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar.
As proposições tratam da Transição (até 2016), Efetivo e LOB (Lei de Organização Básica) do novo Corpo de Bombeiros Militar. A entrega foi feita pela coordenadora de Assessoramento Superior do Governador, Mari Perusso, e pelo secretário da Segurança Pública, Airton Michels, na presença do comandante do Comando do Corpo de Bombeiros, Eviltom Pereira Dias, e demais oficiais, praças e representantes do governo, assim como os deputados estaduais Vinícius Ribeiro (PDT) e Miriam Marroni (PT).
Mari Perusso explicou que os projetos foram fruto do grupo de trabalho criado entre Procuradoria-Geral do Estado, Casa Militar, Secretaria da Segurança Pública, Casa Civil, Comando dos Bombeiros e Brigada, coordenados pela Secretaria de Assessoramento Superior.
Ouvimos associações e todas as partes envolvidas neste que foi um grande processo até se chegar ao projeto final. é um ganho à sociedade gaúcha. Os bombeiros saem uma instituição fortalecida. Agora esperamos que a AL aprove os projetos, já que foram fruto de uma grande discussão com todos os setores envolvidos”, ressaltou Mari Perusso. Sossella enfatizou a importância destes projetos e garantiu que o Parlamento será sensível a tudo o que vier ao encontro de melhorias para a sociedade.
“Entendemos que a separação dos bombeiros torna a instituição forte administrativa e financeiramente, oportunizando mais autonomia e portanto mais realizações e mais qualidade de trabalho oferecido à população gaúcha”.