O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gilmar Sossella (PDT), recebeu, nesta segunda-feira (24), do governo do Estado, três projetos de lei que tratam da desvinculação do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar.

As proposições tratam da Transição (até 2016), Efetivo e LOB (Lei de Organização Básica) do novo Corpo de Bombeiros Militar. A entrega foi feita pela coordenadora de Assessoramento Superior do Governador, Mari Perusso, e pelo secretário da Segurança Pública, Airton Michels, na presença do comandante do Comando do Corpo de Bombeiros, Eviltom Pereira Dias, e demais oficiais, praças e representantes do governo, assim como os deputados estaduais Vinícius Ribeiro (PDT) e Miriam Marroni (PT).

Foto: Vinicius Reis / AL-RSEntrega foi feita na Sala de Reuniões da Presidência.
Entrega foi feita na Sala de Reuniões da Presidência.

Mari Perusso explicou que os projetos foram fruto do grupo de trabalho criado entre Procuradoria-Geral do Estado, Casa Militar, Secretaria da Segurança Pública, Casa Civil, Comando dos Bombeiros e Brigada, coordenados pela Secretaria de Assessoramento Superior.

Ouvimos associações e todas as partes envolvidas neste que foi um grande processo até se chegar ao projeto final. é um ganho à sociedade gaúcha. Os bombeiros saem uma instituição fortalecida. Agora esperamos que a AL aprove os projetos, já que foram fruto de uma grande discussão com todos os setores envolvidos”, ressaltou Mari Perusso. Sossella enfatizou a importância destes projetos e garantiu que o Parlamento será sensível a tudo o que vier ao encontro de melhorias para a sociedade.

“Entendemos que a separação dos bombeiros torna a instituição forte administrativa e financeiramente, oportunizando mais autonomia e portanto mais realizações e mais qualidade de trabalho oferecido à população gaúcha”.