Foto: Daniel Heck / Folha do MateCasa que será utilizada como albergue em Venâncio Aires
Casa que será utilizada como albergue em Venâncio Aires

“Tudo vai ser como na casa da mãe deles”. A afirmação é do secretário de Habitação e Desenvolvimento Social, José Arnildo Camara, que comemora a finalização do projeto que garantirá um lar quentinho aos moradores de rua a partir da próxima semana: a abertura do albergue municipal. A casa, localizada na rua Júlio de Castilhos, no centro da cidade, tem capacidade para abrigar de 15 a 20 pessoas e ficará aberta das 19h às 7h.

Os moradores que optarem pelo local nas noites frias de inverno precisarão seguir algumas regras, entre elas, tomar banho, não consumir bebida alcoólica, nem fumar dentro das instalações. O secretário explica que cada um deles será cadastrado e receberá itens básicos, como escova de dente, toalha de banho, roupas e alimentação na parte da noite e pela manhã. “Eles serão cadastrados, mas não serão obrigados a ir dormir lá todas as noites”, garante.

Segundo o secretário, o albergue receberá móveis doados e reaproveitados do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) que era desenvolvido na Escola Maria Quitéria, em Linha Cipó. Com isso, explica Camara, a Prefeitura terá apenas o custo do aluguel de R$ 800 mensais. O contrato é de meio ano. “Como precisávamos dessa instalação para ‘ontem’, optamos por não fazer licitação e escolher um contrato mais curto”, observa o secretário. No entanto, caso seja verificada a necessidade de um período maior, o que já é de desejo da secretaria, isso será viabilizado.

O albergue contará com o trabalho de um funcionário da Prefeitura que será responsável pela segurança e também do apoio de voluntários.

Parceria À noite os moradores irão receber uma janta que será preparada por voluntários do albergue. Na parte da manhã eles serão encaminhados até o Centro Promocional João XXIII onde receberão o café. José Arnildo Camara destaca que tudo está sendo feito através de parceria com a própria entidade e empresários do município.

Localização A residência na área central foi escolhida, segundo o secretário, justamente porque os moradores vivem pelo centro. “Talvez seria inviável atrair esses moradores se o albergue fosse instalado em algum bairro”, afirma o secretário.

Doações de colchõesA Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social está recebendo doações de colchões de solteiro para o albergue municipal. Interessados em ajudar podem deixar a doação na sede da Secretaria localizada na rua General Osório, 1430.