INCENTIVO – O projeto de lei 053, de autoria do Executivo e que concede incentivo industrial à empresa Cristiano Leandro – ME, foi baixado por tempo indeterminado. O vereador Jarbas da Rosa (PDT), na condição de vice-presidente da Comissão de Educação, Indústria, Comércio e Turismo, pediu vistas da proposta. Pela redação original, o projeto prevê repasse de 24 parcelas de R$ 3 mil cada para ressarcimento de aluguéis, mas deve sofrer alterações porque alguns parlamentares entendem que os valor total do benefício – de R$ 72 mil – é muito elevado.

CRESCER LEGAL – Os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de lei 056, de autoria do Executivo, que autoriza firmar termo de parceria, constituído de acordo de cooperação, com a Associação Instituto Crescer Legal. O convênio tem como objeto a implantação e o desenvolvimento do Programa de Aprendizagem Profissional Rural – Projeto Piloto, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, voltado à aprendizagem de empreendedor em agricultura polivalente. Na mesma esteira e também por unanimidade, os parlamentares aprovaram o projeto de lei 057, igualmente de autoria do Executivo, que prevê destinação de recursos, por parte da Prefeitura, para custeio de alimentação e transportes dos jovens que participarão do projeto.

TRIBUNA – Presidente da Associação de Moradores do Loteamento Müller, Anderson Reis ocupou a tribuna na sessão de terça-feira, 26, da Câmara, para comentar a respeito da mobilização pela pavimentação do Corredor dos Gauer. Além de garantir que os moradores seguem vigilantes à questão, reforçou a necessidade de uma solução para o esgoto a céu aberto na rua Augusto de Moraes. “Na segunda-feira pela manhã, com aquele solzinho, o cheiro estava insuportável”, disse Müller. Antes de finalizar seu pronunciamento, questionou se a Prefeitura teve tempo para elaborar um bom projeto para o Corredor dos Gauer, já que a visita do prefeito ao Badesul ocorreu na manhã seguinte à audiência pública no Ginásio da Sercsate, oportunidade em que foi deliberada a alteração do Plano Diretor Municipal para viabilizar a obra. Mais tarde, a vereadora Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT) explicou que o prefeito fez encaminhamento, junto ao Badesul, de um projeto que estima o que será feito no Corredor dos Gauer. “é um projeto básico, ainda não está pronto”, esclareceu.

MULHERES – Cleiva Heck (PDT) voltou a comentar sobre a importância da participação cada vez maior das mulheres na política. Citou a indicação de Isabel Oestreich como pré-candidata a vice-prefeito na chapa pura do partido encabeçada por Jarbas da Rosa e convocou as mulheres a continuarem a conquista de espaço. “A cada legislatura vamos aumentando a participação e focando a atuação para atender as demandas da comunidade”, falou.

COBRANçA – Eduardo Kappel (PP) cobrou as ausências de Helena da Rosa (PMDB) e Hélio Artus (PDT) na sessão de terça-feira, pois segundo ele os parlamentares deixaram de votar “o projeto mais importante deste ano”, se referindo à proposta que reduziu os salários de prefeito, vice-prefeito e secretários em 20% a partir de 2017. Foi bastante criticado, tanto durante pronunciamentos na tribuna quanto em conversar paralelas, pois Helena da Rosa está em viagem programada com muito tempo de antecedência e Hélio Artus precisou apresentar justificativa de última hora por conta de doença na família. “é uma injustiça, o vereador Eduardo foi leviano”, reclamou Ana Cláudia, para concordância, por exemplo, do presidente José Ademar Melchior, o Zecão (PMDB).

NERY CONVICTO – Embora seja criticado, eventualmente, por restringir suas participações na tribuna ao relato do que faz nos finais de semana, Nery da Silveira (PDT) afirmou que tem convicção de que explanar as atividades é importante para que a população tenha conhecimento do quanto ele costuma circular pela cidade e interior. O parlamentar declarou que não abre mão de marcar presença em eventos e que, nestas oportunidades, ouve muitas demandas das comunidades.

SONHOS – Arnildo Camara (PTB) fez ataques à Administração Municipal durante participação na tribuna. Disse que o prefeito Airton Artus (PDT) “segue vendendo sonhos para a comunidade”, se referindo ao fato de o chefe do Executivo ter tirado foto durante encaminhamento de recursos junto ao Badesul para a pavimentação do Corredor dos Gauer. “Se eu quiser, também pego um empréstimo no banco, tiro foto e boto no jornal”, ironizou, em razão de a assessoria de imprensa da Prefeitura ter distribuído imagem de Airton Artus durante a agenda. Também em tom irônico, disse que “a Prefeitura está fazendo concorrência com as imobiliárias, pois todo dia tem oferta de imóveis públicos no jornal”, em clara alusão às informações publicadas sobre a venda de dois terrenos. Outros 12 seguem à disposição de interessados.

VOTO DISTRITAL – Edemir Freda, o Fredinha (PT), além de reforçar que continua focado na concretização do projeto do silo comunitário em Vila Palanque, levantou um tema diferente da sessão de terça-feira. Ele defendeu o voto distrital para eleger vereadores em Venâncio Aires, pois no seu entendimento, dessa forma todas as localidades da Capital Nacional do Chimarrão teriam representantes no Legislativo. “Temos oito distritos e a sede. Se tivéssemos um vereador por distrito e mais sete para a sede, seriam os mesmos 15. Assim, realmente teríamos todos os recantos representados”, argumentou.

MINISTRO – Jarbas da Rosa (PDT), Celso Krämer (PTB), João Stahl (PDT) e Rudemar Glier e Zecão Melchior, ambos do PMDB, destinaram boa parte de seus pronunciamentos para repercutir a passagem do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, por Venâncio Aires e região. Eles entendem que o fato de o ministro ter literalmente colocado o pé na roça – visitou propriedade na Capital do Chimarrão e foi para a lavoura de tabaco, ouvindo comentários de alguns agricultores – é um indicativo de mudança de pensamento do governo em relação ao cultivo do fumo.

CONQUISTAS – José Cândido Faleiro Neto (PT) usou seu espaço de comunicações para dizer que o momento é para defender conquistas sociais e trabalhistas alcançadas nos últimos anos durante os governos de Lula e Dilma. De acordo com ele, o governo interino de Michel Temer (PMDB) indica que pretende cortar direitos adquiridos, utilizando como exemplo as especulações que vai aumentar o tempo de trabalho para garantia da aposentadoria. Ele também salientou que “este governo é para as pessoas mais ricas e não se importa em defender os que mais precisam”.

POLíTICA – Telmo Kist (PSD) chamou a atenção de quem estava na Câmara nesta terça-feira ao fazer um pronunciamento inflamado durante seu tempo para comunicações. Ao comentar que não vai concorrer à reeleição, disse que as pessoas devem ser estimuladas a participarem da vida política, mas que precisam saber que, uma vez eleitas, “irão responder por muitas situações que passam muito longe do plenário da Casa”. Ele também levantou a tese defendida por muitas pessoas de que o político deveria ter dedicação exclusiva ao cargo público, para em seguida ponderar: “Não seria, nesse caso, criar uma dependência da política, ficando mais exposto à manipulação?” Telmo Kist ainda abordou sobre opiniões de que apenas cidadãos com curso superior deveriam formar a Câmara. “Quem defende isso esquece o papel desta Casa, que é a Casa do Povo. Aqui não é lugar só de doutor, pois precisamos de espaço para o pensamento das pessoas mais humildes”, argumentou. O parlamentar, apontado como um dos mais experientes do Legislativo, foi bastante cumprimentado pelos colegas. Muitos fizeram referência ao seu pronunciamento quando ocuparam a tribuna.