Em decorrência do dia 13 de maio, data de aniversário da abolição da escravatura, a Organização Não Governamental (ONG) Alphorria chama para a comunidade para reflexão.
Para a integrante do Departamento Jurídico da entidade Ana Lúcia Landim, é preciso recontar a História Real do Brasil à partir de referências negras que construíram as riquezas do país. “Precisamos referendar os ativistas contemporâneos, os verdadeiros heróis do cotidiano que reescrevem a história.” Conforme ela, o 13 de maio não representa, somente, os negros quanto à conquista da liberdade apesar dos valores simbólicos para a cultura popular.
“Por outro lado, como é uma dia que referenda a ancestralidade, é necessário respeitar o enraizamento cultural na população negra.” Ana Lúcia ainda afirma que para trazer novos significados para data é importante que ocorra amplo debate sobre o assunto, pelo fato de ter opiniões divergentes.
A abolição da escravatura libertou os negros da escravidão no país. A lei foi assinada em 13 de maio de 1888 pela princesa Isabel. A medida previu a libertação dos escravos em território brasileiro e a revogação de qualquer lei que fosse contrária a essa medida.