O sol não apareceu hoje, mas o brilho no olhar, sim. Gestos de felicidade em ações simples foram demonstradas ao longo da quarta-feira, quando foram realizadas as oficinas de educação ambiental alusivas à Semana do Meio Ambiente, aliando o conhecimento teórico à prática. As ações foram desenvolvida pela Secretaria do Meio Ambiente em parceria com entidades.

Aproximadamente 400 crianças de anos iniciais e finais do ensino fundamental das escolas municipais Dom Pedro II, Coronel Thomaz Pereira, Benno Breuning, Alfredo Scherer e São Judas Tadeu estiveram envolvidos em atividades ao longo do dia, no Parque do Chimarrão.
Dentre as ações estiveram o plantio de mudas de erva-mate e a criação de composteiras e hortas, além de ensinamentos sobre conscientização animal, preservação da vida e aventura na natureza. Conforme o secretário de Meio Ambiente, Clóvis Schwertner, a ideia de plantar erva-mate no Parque foi executada depois de encontrar um local adequado.Com auxílio dos alunos, ele plantou diversas mudinhas nos fundos da ‘casinha do Prefeito’. “Essa é uma forma de ter aqui [Parque] a fonte da nossa bebida e poder ter um bosque para mostrar em épocas de Fenachim”, explica. Além disso, Schwertner aposta nas mudas, que devem crescer no local e “quebrar os paradigmas de que erva-mate não cresce aqui”.
O secretário destaca que as ações que foram desenvolvidas ao longo do dia são positivas, principalmente, para estimular a conscientização nas crianças desde cedo. “Tenho certeza que eles vão cobrar dos pais e vão cobrar por boas ações relacionadas ao meio ambiente.”

A professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dois Irmãos, Iara Maria Konrad, ficou surpresa com a ação. “São diversas formas de informar e ensinar os alunos”. Além disso, ela acredita que os estudantes precisem dessa parte prática. “Muitas vezes, a teoria está muito distante e acaba sendo difícil fazer o certo”, comenta.

Cara nova para o Largo do ChimarrãoNa manhã de terça-feira, 13, funcionários da Secretaria do Meio Ambiente juntamente com alunos do Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul) e o grupo da Maturidade Ativa do Sesc realizaram o plantio de mudas nos canteiros do Largo do Chimarrão.
A atividade, que estava programada para a última semana, mas foi transferida, em função da chuva, deu uma nova ‘cara’ para o local onde centenas de pessoas passam diariamente. De acordo com a bióloga da Secretaria, Daiane Haas, foram utilizadas plantas que irão ‘sobreviver’ as quatro estações e estar sempre bonitas. Segundo ela, durante a ação, muitas pessoas elogiaram a iniciativa. O término do plantio das mudas deve ser feito na próxima semana.
Para as estagiárias da pasta e alunas de Técnico Agrícola da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul, Bruna Richter Eichler e Carine Tais Lenhardt, o momento de replantar e trabalhar com a terra é muito importante para todos que estiveram engajados na ação.