Pelo segundo ano consecutivo, os alunos das escolas da rede municipal de ensino estão participando de iniciativa voltada ao desenvolvimento da oratória e comunicação em público. O projeto, denominado “Oratória nas escolas”, é liderado pela Junior Chamber Internacional (JCI) de Venâncio Aires e aplicado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A ação é voltada a estudantes matriculados no 8º ou 9º ano das escolas municipais de ensino fundamental (Emefs).
O primeiro ato do projeto ocorreu na manhã desta quarta-feira, 14, no auditório da Secretaria. Na ocasião, os jovens assistiram palestra sobre noções de comunicação em público com os membros da JCI. O encontro foi preparatório à etapa final do concurso, quando os alunos terão de dissertar sobre o tema “Como eu combato a corrupção?”. Este evento está marcado para o próximo dia 3 de junho, na Câmara de Vereadores, a partir das 19h30min. Até lá, os estudantes deverão se preparar para a explanação, tendo como base as instruções recebidas na palestra e a orientação de seus professores.
A secretária municipal de Educação, Rosange Lehmen de Moraes, saudou a iniciativa da JCI e o interesse dos professores orientadores e alunos que participarão do projeto. “Mais do que bons alunos, com conhecimento em ciências humanas e exatas, queremos formar cidadãos, com saberes em todas as áreas”, afirmou. O aluno melhor avaliado na etapa final garante vaga para participar de encontro regional de oratória para estudantes. Em 2013, o concurso foi vencido pela aluna Mônica Seidel, da escola Benno Breunig, sob orientação da professora Carine Isabel Reis.