Foto: Divulgação Alunos do IFSul estarão participando do Festival entre 10 a 16 de outubro
Alunos do IFSul estarão participando do Festival entre 10 a 16 de outubro

Um grupo de estudantes do Instituto Federal Sul rio-grandense (IFSul) de Venâncio Aires embarca para Buenos Aires, na Argentina, onde participa do 9º Festival Mundial de Teatro Adolescente ‘Vamos que Venimos’ que ocorre de 10 a 16 de outubro.

A arte é incentivada e desenvolvida, a partir de projetos de extensão, orientados professor de teatro Márcio Rodrigues. Educador que acredita na importância de desenvolver a atividade dentro das instituições de ensino, por isso, busca trabalhar com alunos aliando a teoria e prática. Mesmo que o teatro não seja uma disciplina, é extensão, fato que permite que os estudantes optem ou não pela atividade.

Para o ‘Vamos que Venimos’ foi realizada uma seleção com 90 peças, destas apenas 20 foram selecionadas e três são brasileiras, uma dos estudantes venâncio-airenses. Para o festival que é aberto ao público está sendo levada a peça ‘Tanta gente ‘on’ com o coração ‘off” idealizada pelo professor e que fala sobre as relações virtuais. Fazem parte do elenco os alunos: Samuel Teixeira, Jeferson Santos e Elvis Epstein.

Ao abordar a temática sobre as relações virtuais, o professor de teatro tentou mesclar momentos com episódios da série ‘Black Mirror’ da Netflix, produção científica que é centrada em temas obscuros e satíricos que examinam a sociedade moderna, particularmente a respeito das consequências imprevistas das novas tecnologias. “Queremos causar uma reflexão na sociedade ao trazer temas relevantes como esse”, comenta Rodrigues. Além de todo o enredo, que exigiu dos alunos uma pesquisa teórica, Rodrigues destaca a qualidade artística dos estudantes que estão em cena. “Eles se dedicam e expressam-se muito bem. Sempre depois das apresentações, eles comandam os debates com o público”, diz.

‘Tanta gente ‘on’ com o coração ‘off” é divida em três momentos quando está em cena, primeiro traz o vício das pessoas na internet, depois o desejo de estar em evidência de qualquer forma e por último a sombra, ponto que causa uma reflexão sobre o lado negro do qual a internet é um meio para “jogar para fora”. 

TrajetóriaA parte científica da produção já esteve participando da Mostra Venâncio-Airense de Cultura e Inovação (Movaci), da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) e da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), além disso o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSPI), escolas municipais e estaduais de Venâncio receberam a apresentação prática da peça.

Rodrigues conta sempre após as apresentações teatrais são realizados debates sobre os assuntos abordados. O festival também quer proporcionar um espaço de intercâmbio entre adolescentes de todo o mundo. Além das apresentações haverá palestras, oficinas para os participantes. “Quero fazer com que essa viagem não seja de turismo, mas um momento de ampliar horizontes culturais”, afirma.

Peça – ‘Vazio’Além da peça que estará no festival, o professor de teatro Márcio Rodrigues também estava articulando para levar o espetáculo ‘Vazio’ para ser apresentado em uma ONG de Buenos Aires. A produção é baseada em um livro e quer fazer com que as pessoas olhem para dentro de si. “Pare de procurar motivos fora e olhe para dentro”, comenta. São os protagonistas da peça Gabriel Gusson e Leonardo Mendes.