Foto: Divulgação / AI IFSulNeste ano ações sociais integram as programações da mostra Venâncio-airense
Neste ano ações sociais integram as programações da mostra Venâncio-airense

A terceira Mostra Venâncio-airense de Cultura e Inovação (Movaci), promovida pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) de Venâncio Aires terá novidades na área social. As turmas da instituição, juntamente com a coordenação do evento terão que realizar projetos sociais. Uma das entidades escolhidas foi a Ong Amigo Bicho.

A Movaci ocorre entre os dias 24 e 26 de setembro no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir. Ao longo dos dois primeiros dias, um grupo de alunos organizarão palestras e oficinas sobre o bem-estar animal, programas de controle para população de animais de rua e apresentação das ações da Associação Amigo Bicho.

No dia 26 de setembro ocorre uma feira de adoção, integrando os dias do evento. Pela proposta, a iniciativa busca apresentar para a comunidade o trabalho social desenvolvido pela entidade, juntamente com os alunos da instituição de ensino, além dos trabalhos científicos desenvolvidos pelas escolas de Venâncio Aires.

Para o coordenador do evento estudantil, Itamar Hammes, o proposta inovadora deste ano é de incluir ações sociais, organizadas pelos próprios estudantes da instituição. Entre as entidades selecionadas está a associação de proteção animal. “A mostra possui dois grandes objetivos, o trabalho de pesquisa e neste ano a extensão, voltada para a área social.”Conforme o professor, cada turma teve liberdade para escolher as entidades e desenvolver dentro da PROGRAMAÇÃO uma ação, voltada para a comunidade. “Um grupo escolheu trabalhar a questão dos animais. é fundamental manter parcerias com as entidades do município, que realizam algum trabalho social,” destaca Hammes.

Para a diretora da associação, Cândice Becker, o evento do IFSul oportunizará apresentar as ações da entidade para o público jovem. “Vamos ter uma oportunidade para mostrar nossas ações e realizar uma feira de adoção, em conjunto com os alunos. Ficamos felizes pelo interesse da turma em promover o debate pelo bem-estar animal.”

Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa de 16/09/2014.