Centenas de alunos das escolas municipais e estaduais de Venâncio Aires participaram durante esta semana, no Ginásio Poliesportivo do Parque do Chimarrão, do projeto itinerante AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar.

A iniciativa é da empresa de energia elétrica e foca na construção de saberes voltado à sustentabilidade. Segundo a produtora do projeto, Cleusa Silveira, aproximadamente 14 mil pessoas já participaram das ações no Vale do Rio Pardo.

Na proposta pedagógica, o projeto assume a importância de contribuir com o crescimento desta consciência ambiental dos seus participantes, bem como sensibilizá-los para a mudança de hábitos mais favoráveis ao meio ambiente.

 

Na sua metodologia, o AES SUL na Comunidade – Educar para Transformar aborda os eixos temáticos água, resíduos, mobilidade urbana e energia. Estes temas são trabalhados de forma integrada, oferecendo aos participantes uma abordagem multidisciplinar e participativa, alinhada às metas e desafios da Plataforma de Sustentabilidade da AES Brasil.

O prefeito Airton Artus e o secretário de Educação, Emerson Elói Henrique, elogiaram a iniciativa da AES Sul em trazer ao município ações com foco na eficiência e na segurança energética. Caracterizam-se por um espaço denominado ‘território’, onde os professores e os alunos são recepcionados e credenciados a fim de participar de esquetes teatrais e de ações voltadas à sustentabilidade. As atividades iniciaram terça-feira, 25, e se estendem até a tarde desta sexta-feira, 28.

ESCOLAS PARTICIPANTES:

Cidade Nova, Odila Rosa Scherer, São Luiz, 25 de Julho, Adelina Konzen, Duarte de Macedo, Bento Gonçalves, Alfredo Scherer, Rui Ramos, Santa Catarina, São Judas Tadeu, Narciso Campos, Dom Pedro I e II, Gabriela Mistral, Prof. Adolfo, João C. de Moura, Alcebíades Moreira, Leo J Frolich, Nossa S. de Fátima, Osvaldo Cruz, Presidente Vargas, Reynaldo Döring, General Osório, Coronel Pereira, Dois Irmãos, Benno Breunig, Pedro Benno Bohn e Wolfran Metzler.