Durante o primeiro dia da 15ª Expoagro Afubra, terça-feira, 24, aconteceu no período da tarde, na sala da Administração da Afubra, a reunião da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco). Na oportunidade, a entidade presidida pelo prefeito de São João do Triunfo (PR), Marcelo Hauagge Distéfano, debateu a realidade do setor, a busca por novos associados e confirmou participação na Marcha dos Prefeitos, no mês de maio, em Brasília. Provocada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Paraná a se posicionar sobre problemas de classificação e preço, os prefeitos integrantes da entidade deliberaram pela isenção, já que fumicultores e empresas já contam com suas esferas de representação.
Com a participação de prefeitos dos três estados do sul do Brasil, dirigentes sindicais e imprensa, a reunião iniciou com indicativo de uma campanha em busca de novos associados à Amprotabaco, que completa dois anos de existência em novembro. Com representatividade política importante, o grupo debateu ainda ofício de solicitação de posicionamento diante da reclamação de agricultores quanto ao preço praticado pelas empresas nesta safra.
O prefeito de Santa Cruz do Sul e fundador da entidade, Telmo Kirst, se manifestou contrário ao posicionamento oficial, já que a entidade foi criada para defender os interesses de toda a cadeia produtiva e não apenas de agricultores ou empresários. Apoiado pelo presidente da Amvarp e prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, os dois líderes dos maiores municípios produtores destacaram a importância de manter a Amprotabaco como um fórum de defesa do setor, sem debates ideológicos internos. Para municiar prefeitos com a situação das negociações e informações a respeito de todos os elos que envolvem a cadeia do tabaco, também foi sugerido um boletim mensal que será enviado aos associados da Amprotabaco.
O próximo encontro da entidade acontecerá em Brasília, durante um jantar que precederá a Marcha dos Prefeitios. O jantar deve contar com a presença de ministros e deputados da bancada de apoio a fumicultura.