Em reunião realizada na cidade de Santa Cruz do Sul, nesta semana, os prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) confirmaram por unanimidade a participação com representantes na 16ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

O evento, entre os dias 8 e 11 de julho, vai reunir milhares de gestores municipais e vereadores para debater importantes pautas do municipalismo. Entre as reivindicações que serão debatidas pelos líderes, estão a definição de um pacto federativo mais justo, mais de 2% de Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Royalties e medidas para ajudar a vencer a crise nos municípios. A motivação da Marcha se relaciona ao cenário de crise econômica que os municípios enfrentam ao longo dos últimos anos.

Outro assunto tratado pelos gestores na reunião se refere ao futuro das rodovias da região, que estavam sob a concessão da empresa Santa Cruz Rodovias. Ainda há muitas dúvidas das prefeituras em relação aos investimentos nas estradas, prestação de socorro e repasse do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN).

MATO LEITãO

O vice-prefeito Sérgio Machado da Silva e os vereadores Osmar Renê Bick (presidente) e Almir Nicolay (PP) confirmaram presença na Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Machado e Osmar Bick serão os representantes oficiais do Executivo e Legislativo, respectivamente. O progressista Almir Nicolay integrará a comitiva por conta própria, não utilizando recursos públicos.