Foto: Fernanda Bergmann / AI – CâmaraAna Cláudia citou diferentes formas de contato do serviço
Ana Cláudia citou diferentes formas de contato do serviço

A vereadora Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT) fez indicação de que o Poder Executivo disponibilize sala com requisitos necessários para a implantação de posto do Centro de Valorização da Vida (CVV) no município. Durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires da última segunda-feira, 5, a parlamentar disse já ter feito a solicitação no ano passado, mas aproveitou a passagem do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, para reforçar o pedido.

Fundado em São Paulo em 1962, o CVV é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.

Ana Cláudia destacou que o CVV dispõe de diferentes meios de contato para quem quer e precisa conversar. Interessados podem buscar ajuda pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 72 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br via chat, VoIP (Skype) e e-mail. No Rio Grande do Sul, o atendimento também pode ser buscado pelo telefone 188. A ligação não tem custo.

A implantação de posto do CVV tem sido buscada por um grupo de voluntários que, inclusive, já passou por capacitação para atuar na associação. Em Santa Cruz do Sul, já existe um espaço desse tipo, que funciona junto ao Corpo de Bombeiros da cidade. A justificativa para implantar o serviço em Venâncio Aires está relacionada com os índices de suicídio registrados no município.

Segundo dados repassados pelo Município, Venâncio Aires registrou 74 casos de 2011 a 2015. Destes, 14 foram no ano passado e 17 em 2014.