Foto: Reprodução / AI PMVASimulação demostra como ficará a rua General Osório com asfalto na pista de rolamento
Simulação demostra como ficará a rua General Osório com asfalto na pista de rolamento

A prefeitura de Venâncio Aires quer iniciar em 2015 um plano de recapeamento asfáltico em ruas da área central e que são vias de maior fluxo. A proposta de investir R$ 3 milhões em recursos próprios e por meio de parcerias terá um novo formato de pavimentação. Entre as prioridades para receber as melhorias está a rua General Osório e a avenida Ruperti Filho.

O próximo ano será de mais infraestrutura para quem circula nas ruas do centro de Venâncio Aires. Após anunciar planejamento para recapear com asfalto alguns trechos de vias, o Município indica as prioridades e a forma que será colocado em prática o projeto. Segundo o prefeito, após seis anos de governo, a iniciativa será um compromisso, do que ele chama de dívida com os moradores do perímetro urbano.

Ruas esburacadas, paralelepípedo com desnível e obras de reformas constantes, por muitas vezes, gera reclamações da população venâncio-airense. Com a criação de fundo municipal para pavimentação, economias da máquina pública serão aplicadas em asfalto. A expectativa é de iniciar obras já no primeiro semestre de 2015. Serão sete vias contempladas com capeamento asfáltico, em proposta inovadora, que irá pavimentar somente a pista de rolamento, deixando os acostamentos com o calçamento atual.

Conforme o prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, o asfalto em ruas do centro é um projeto antigo e que depende de recursos próprios do Município, já que o Governo Federal não efetua pavimentação de vias onde já existe calçamento. “Esta é uma dívida que temos com a comunidade e nos próximos dois anos vamos trabalhar para quitar. A proposta de asfalto somente na pista de rolamento nos garante mais economia e condições para aplicar o recapeamento em outras áreas.”

De acordo com o chefe do Executivo a previsão inicial é de asfaltar ruas que servem de rotas para o trânsito de empresas e ligações com os bairros. “De forma mais emergencial queremos recapear com asfalto as ruas General Osório, até a ERS-422, a Sete de Setembro e alguns trechos da Osvaldo Aranha e Tiradentes. São vias importantes e que já receberam investimentos da Corsan em obras de saneamento,” explica.

Mapeamento

Uma escala de trabalho e prioridades já foi estipulada pela Administração Municipal, conforme o Secretário Geral de Governo, Tiago Quintana, a previsão é de gerar economia ao longo dos dois próximos anos, e realizar as obras de forma gradativa. “A medida que tivermos os recursos no caixa iremos aplicá-los nos novos asfaltos. Por isso vamos trabalhar com o sistema de pavimentação da pista de rolamento, objetivando garantir mais quadras com o recapeamento.”

Em um segundo momento as ruas Armando Ruschel e Jacob Becker também receberão nova pavimentação. Além disso, quadras que ficaram sem calçamento em bairros onde foram realizadas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) também serão realizadas, com recursos de emendas parlamentares.

O asfalto é apontado pela prefeitura como a única forma de efetivar condições de tráfego adequadas, já que reformas no calçamento, além de ter um custo elevado, não garantem melhorias na pista.