Colecionadora de muitas histórias, a Biblioteca Pública Municipal Caá Yari completa, hoje, 45 anos. No entanto, não são apenas histórias destes anos que ela leva em seu ‘coração’. Já parou para observar que a ‘dona Caá Yari’ guarda fatos e histórias muito mais antigos que ela mesma?
“Uma jovem senhora de 45 anos que vai entrar na rede”. A frase, da bibliotecária Rosaria Costa, resume um dos principais objetivos para 2017: iniciar o funcionamento do sistema informatizado de empréstimo de livros, revistas e gibis.
Para marcar os 45 anos será realizado um Sarau com música, contação de histórias, mágica e poesia, hoje, a partir das 18h, ao ar livre, ao lado da secretaria da Cultura e Esportes de Venâncio Aires.
Ao longo dos anos, a Biblioteca passou por diferentes mudanças, entre elas, está a de empréstimos de livros. Em uma reportagem publicada pela Folha do Mate em 1976, o espaço contava com um pouco mais de 4,5 mil livros e não ocorria o sistema de empréstimo. “O espaço era utilizado, principalmente, para estudos e pesquisas”, lembra Rosaria. Hoje, as obras à disposição da comunidade já passam de 20 mil. Somente em 2016, foram emprestados 23 mil livros e cadastrados 398 novos sócios. Somente em março deste ano foram 53 novos sócios.
Aqui na biblioteca a procura só cai quando o horário de atendimento da biblioteca reduz
De acordo com a bibliotecária, o sistema de utilização do espaço de Biblioteca mudou e atualmente os usuários buscam mais pela literatura e usam a tecnologia para pesquisas. A meta para este ano é tornar possível o empréstimo automatizado de livros, pois o cadastro de livros e sócios já foi realizado.
Obras mais procuradasQuestionada sobre as obras mais procuradas na Biblioteca Caá Yari, Rosaria não exita em dizer que ‘Violetas na Janela’, de Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho é a mais procurada. Em seguida está o ‘Vendedor de Sonhos’, de Augusto Cury e ‘A Cabana’, de William Young.
Folha do Mate – Qual o perfil do leitor da Biblioteca?Rosaria Costa – A Biblioteca não tem um perfil de leitor. Nós recebemos crianças que ainda não são alfabetizadas e que vem até aqui escolher livros com pais ou avós; Os jovens e adolescentes que vem buscar os livros da ‘moda’ e leituras obrigatórias do vestibular e; os adultos que já são leitores assíduos e lêem de tudo.
Importância do município dispor de uma Biblioteca Pública?Em um país e cidade como a nossa, onde o livro é caro e o poder aquisitivo é pouco, ter uma Biblioteca que oferece livros e acesso gratuito a internet, é muito importante para de pessoas que não tem condições de comprar livros ou comprar tantos quanto gostaria.