A expressão de felicidade era visível no rosto de cada aluno da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae) que participou nesta manhã da inauguração da 15ª academia ao ar livre, mas desta vez, a primeira para um público específico e com aparelhos adaptados.
Joelma Landim, 14 anos, expressou no sorriso a alegria de andar em um balanço para cadeirantes pela primeira vez. Na ocasião, para marcar a inauguração, uma apresentação gauchesca foi realizada pelos alunos, além da declamação do poema ‘Deficiências’ de Mário Quintana. O ato contou com a presença do prefeito Airton Artus, que destacou a importância do espaço, – após pedir silêncio de um minuto devido a morte do venâncio-airense Cadu Press, na queda do avião do Chapecoense na Colômbia -. “São ao todo 15 academias que podem modificar a vida de muitas pessoas”, afirmou. Além disso, Artus parabenizou aos professores e funcionários dedicados com o educandário e lembrou da luta para a conquista do terreno – localizado na rua Emilio Selbach – que dará continuidade nas instalações da Apae no futuro.
A diretora pedagógica da Apae, Maribel Trindade, que a academia veio para complementar os trabalhos que já eram realizados pela instituição como dança, teatro e música. Essas são as formas utilizadas, de acordo com ela, para tentar descobrir algo em relação ao aspecto artístico em cada um dos alunos.
O projeto da implantação da academia de saúde na Apae foi um sugestão da vereadora Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT). “O trabalho desenvolvido pela instituição no município é muito importante. Para o futuro, o terreno é uma chance de ampliação”, destacou. O presidente da Apae, Odilo Wachholz, destacou que o dia é muito feliz para a entidade e agradeceu em especial ao prefeito Airton Artus pelo olhar especial pela “nossa” Apae.
[GALERIA_846]