As 256 unidades habitacionais do Residencial Bela Vista serão entregues nesta sexta-feira, 19, às 16h. O anúncio foi feito pela coordenadora de projetos
habitacionais da Prefeitura, vereadora Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT) durante espaço de comunicações, na sessão da Câmara de Vereadores, na segunda-feira, 15.
A data foi anunciada pela parlamentar depois dos vereadores de oposição cobrarem agilidade da secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social para entrega dos apartamentos. A cobrança foi feita diante do descontentamento dos contemplados, em virtude da demora na entrega, já que o pagamento das primeiras parcelas do residencial está sendo feita e, mesmo sem previsão de receber as chaves.
Ana Cláudia afirmou que a data foi comunicada da tarde de segunda-feira, pelo Governo Federal e pela Caixa Econômica Federal, organizações que tem a competência de agendar a entrega dos apartamentos aos contemplados. “A entrega dos apartamentos não depende da Prefeitura e sim do Governo e da Caixa Federal. Hoje [segunda-feira] a tardinha, a Caixa entrou em contato conosco e a entrega será feita na sexta-feira”, anunciou a parlamentar.
O cerimonial na sexta-feira será todo conduzido pela Caixa Econômica Federal e contará com a presença do ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto. No ato deve ser feita uma entrega simbólica, para depois os moradores, que já tem suas chaves em mãos, tomarem posse de suas novas moradias.
O secretário municipal da Habitação e Desenvolvimento Social, João Sthal, ressalta que com o anúncio da data, chega ao fim a expectativa, que vinha se arrastando há mais de um mês, de quase mil pessoas que terão sua nova moradia a partir de sexta-feira. “O Município buscou os recursos federais para a obra, mas entrou com todo o imóvel e toda a infraestrutura, como esgoto e asfalto. Mas como é uma obra que vem do governo federal, eram eles que definiriam a data.” Ainda em janeiro, a AES Sul fez uma vistoria da parte elétrica interna e a ligação em cada apartamento, conforme o cronograma de mudança das pessoas, deve ser feita logo depois de sexta-feira.
Reunião com os moradores hojeOs moradores contemplados com unidades habitacionais terão uma reunião hoje. O encontro será na Câmara de Vereadores, a partir das 18h30min. A pauta é formada pelos seguintes tópicos: eleição dos representantes de moradores de cada um dos 16 blocos e do síndico geral do condomínio; elaboração do cronograma de mudança dos beneficiários e apresentação de orientações pela empresa ALM Engenharia, responsável pela construção dos edifícios. O encontro será comandado pela Caixa Econômica Federal, com suporte da Secretaria Municipal da Habitação e Desenvolvimento Social.
Atendimento na Secretaria de Habitação
A Secretaria Municipal da Habitação e Desenvolvimento Social informa que excepcionalmente na sexta-feira, 19, não haverá atendimento. O motivo é o envolvimento dos servidores na entrega das chaves do Residencial Bela Vista.
A pasta também já adotou expediente sem interrupção ao meio-dia. Desta forma, o horário de atendimento ao público passa a ser o mesmo dos setores administrativos das secretarias municipais da Saúde e Educação: 7h30min às 16h30min.
Oposição cobra investigação
Antes da vereadora Ana Cláudia anunciar a entrega dos apartamentos, os vereadores de oposição cobraram também da secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social a criação de uma comissão de investigação para apurar as ocupações irregulares nos apartamentos dos três condomínios habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida de Venâncio Aires. O vereador Celso Krämer (PTB) sugeriu que seja criada uma equipe para fazer vistorias em cada apartamento e, assim, consigam identificar se, realmente, o proprietário reside no imóvel. “Ali é casa para quem precisa ou para o suplente, que não foi contemplado, e que está na fila esperando uma oportunidade”, destacou.
Eduardo Kappel (PP) sugeriu que o próprio Legislativo crie uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as irregularidades ligadas aos condomínios. Ele disse que, a partir da semana que vem, vai procurar os demais vereadores para recolher assinaturas para tentar instalar a CPI.Em resposta aos parlamentares, Ana Cláudia convidou que eles acompanhem o trabalho já realizado pela secretaria de Habitação que analisa os casos irregulares em consonância com o Ministério Público.