O governador José Ivo Sartori autorizou a homologação de um concurso público que vai permitir o chamamento de 240 aprovados na seleção da Secretaria de Modernização Administrativa e Recursos Humanos (Smarh).

A decisão é uma exceção ao decreto do próprio governo do Estado que suspende até o fim do ano a convocação de concursados. Serão supridas 226 vagas no Quadro dos Técnico-Científicos, sete para os cargos do Quadro Geral do Estado e outras sete para o Quadro dos Técnico-Científicos de Nível Médio.

Para autorizar a homologação do concurso da Smarh, o governador aguardou a manifestação favorável do Grupo de Assessoramento Estadual para Política de Pessoal (GAE) e do secretário da Fazenda, Giovani Feltes. Após a publicação no Diário Oficial do Estado, os aprovados terão ainda o prazo de dois anos para serem chamados.

Em contrapartida, ao menos 12 mil pessoas devem deixar de ser chamadas neste ano. São mais de 5 mil aprovados no último concurso do magistério; 3,8 mil no concurso da Secretaria de Recursos Humanos; 2 mil na Brigada Militar (BM), entre policiais e bombeiros; 650 na Polícia Civil; e 650 na Secretaria Estadual da Saúde.